O Município de Amarante acolhe, a 17 de novembro, a organização d’ “O Toque – III Encontro de Tunas Rurais do Marão e do Alvão”, que terá lugar na Casa das Artes – Centro Cultural de Amarante.
No encontro participarão seis Tunas: Campeã (Vila Real); Ansiães (Amarante); Bisalhães (Vila Real); Carvalhais e Soutelo (Santa Marta de Penaguião) e Ermelo (Mondim de Basto).
A realização destes encontros resulta de um projeto dirigido pela Associação Arquivo de Memórias, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte – DRCN e, ainda, com o apoio dos Municípios de Amarante, Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Mondim de Basto. Estas iniciativas denotam uma preocupação comum e partilhada na inventariação, salvaguarda e proteção das práticas musicais, enquanto património cultural imaterial, de importância ímpar, para estas duas regiões. Nasce, assim, a vontade de inscrever as Tunas Rurais do Marão e do Alvão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
À semelhança dos Encontros anteriores, este pretende configurar-se num espaço que potencie a reflexão, o debate e a partilha de ideias, experiências e saberes relacionados com as práticas musicais destas tunas.