Câmara de Amarante e Santa Casa da Misericórdia de Amarante preparam dois espaços no antigo Hospital de Amarante com 44 camas para receber doentes Covid-19 dos Lares de Idosos

A Câmara Municipal de Amarante e a Santa Casa da Misericórdia de Amarante adaptaram dois espaços no ​Antigo Hospital de Amarante para receber doentes Covid-19, funcionando como retaguarda para as IPSS com resposta de Lar ou Estrutura Residencial para Idosos (ERPI). Um dos espaços na antiga ala da obstetrícia e outro no edifício dos antigos serviços administrativos do hospital.

Com 44 camas, e com possibilidade de reforço, o Antigo Hospital de S. Gonçalo – desactivado em 2008, embora parcialmente ocupado até meados de 2014 pelo Centro Hospital Tâmega e Sousa, ano que foi devolvido à Santa Casa da Misericórdia – está preparado para receber idosos de Lar/ERPI onde se verifique um caso de COVID-19 positivo e que, por esse motivo tenham de ser retirados para isolamento ou, se assim for entendimento, em função das orientações, para que aí façam a quarentena.

Antecipando o agravamento da situação e de forma a prevenir o contágio entre a população mais sensível ao Covid-19, a autarquia de Amarante uniu esforços com a Santa Casa da Misericórdia e, nas últimas semanas, tomou a iniciativa de criar estas duas alas com 44 camas. 

Recorde-se que Amarante tem 10 Instituições Particulares de Solidariedade Social que com a Santa Casa da Misericórdia passam a 11 estruturas para apoiar, com resposta de ERPI e SAD (Serviço de Apoio Domiciliário), num total de quase 850 utentes, entre os quais mais de 500 têm mobilidade reduzida.

Por iniciativa do município, esta semana vão começar a ser testados os profissionais das IPSS com ERPI a que se seguirá o rastreio às equipas do SAD.

Convidam-se os Órgãos de Comunicação a conhecer estas instalações amanhã, quinta-feira, dia 16 de Abril, pelas 10h00, na presença do Presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, e do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, José Silveira.

Morada: Largo Sertório de Carvalho

Estas são medidas adicionais às já tomadas pela autarquia, no que respeita aos serviços de saúde:

– Transporte dos profissionais de saúde no terreno, nomeadamente em serviço domiciliário;

– Garantia, com a rede local de abastecimento de bens essenciais, das condições de acesso prioritário aos profissionais de saúde;

– Junto da hotelaria e da restauração local, avaliação das condições para acomodação e fornecimento de refeições – sendo, aqui, de salientar a disponibilidade de vários empresários para apoiar os profissionais de saúde que optem por não regressar às suas casas – como forma de minimizar o risco das respetivas famílias;

– Conjuntamente com os Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal e com a Câmara Municipal de Paredes foram adquiridos 11 ventiladores que já foram entregues ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

Ainda dentro do Plano de Contingência, a Câmara de Amarante reforçou também o plano da Acção Social. O Serviço Municipal de Apoio ao Idoso garante que a população tem o acompanhamento necessário neste período. Trata-se de um serviço de teleassistência permanente com o acompanhamento de um técnico do município que garante: 

– Voz Amiga: o idoso pode reportar preocupações e dúvidas, sem risco de contágio;

– Lembrete para toma de medicação: evita a deslocação de terceiros à casa do idoso para este efeito;

– A qualquer momento o idoso pode acionar o “botão” do equipamento, estando do outro lado sempre alguém disponível para ajudar;

– Supervisão 24h/dia, sem risco de contágio; 

– Acompanhamento telefónico dos técnicos da autarquia garantindo a segurança dos idosos de forma a que não se sintam isolados e desprotegidos.

Do Plano de Contingência faz ainda parte o Fundo Municipal de Emergência Social, cujo procedimento foi simplificado para garantir de forma célere apoio económico aos agregados familiares em situações mais desfavoráveis; e o reforço do Gabinete de Apoio Psicológico, com uma equipa com formação em intervenção em crise, assegurando o apoio psicológico, assim como a resposta a vítimas de violência doméstica, com o gabinete Bem-me-quer.

Carlos Moura

Next Post

MISERICÓRDIA AMARANTE QUER AUMENTAR CUIDADOS CONTINUADOS NO ANTIGO HOSPITAL

Dom Abr 26 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.