Município reforça a oferta de Transporte Público

Em tempo de pandemia, o Município de Amarante tem vindo a articular com os operadores a oferta de serviços, com vista a assegurar soluções de transporte público e garantir as deslocações essenciais – ainda que tal represente, inevitavelmente, um avultado esforço financeiro por parte da autarquia. 

Assim, desde 18 de maio, e considerando a necessidade de ajustar a oferta, também, ao transporte dos alunos do 11.º e 12.º anos, estão definidos serviços adequados ao tempo de funcionamento dos estabelecimentos de ensino do concelho – com horários de manhã e à hora de almoço, sendo garantido, ainda, um horário ao final da tarde em parte das linhas operadas pela Rodonorte e pela Valpi. 

Foi, também, reativado o serviço na malha urbana, nas linhas VIA, em três horários: de manhã, à hora de almoço e ao final da tarde.

É de salientar que estes serviços de transporte não se destinam exclusivamente ao transporte de alunos, estando disponíveis para toda a população.

Para assegurar o transporte dos alunos que utilizam as linhas intermunicipais, cuja gestão compete à CIM-TS, como são os casos das ligações Marco-Amarante e Baião-Amarante, a Câmara de Amarante recorreu a um prestador de serviços, já que as circulações naquelas linhas foram totalmente suspensas.

Recorde-se que, na sequência da pandemia e da suspensão da circulação nas linhas regulares, o Município de Amarante havia implementado, a 1 de abril, o transporte público flexível, que manteve em funcionamento até ao dia 15 de maio no regime de transporte a pedido, sem custos para o utilizador.

Durante este período manteve-se em funcionamento a linha dedicada de ligação ao transporte ferroviário, Amarante (centro)-Vila Meã (estação). Esta ligação, que sofreu um ajustamento nos horários durante o mês de abril, já retomou os horários anteriormente disponibilizados.

Para o esclarecimento de dúvidas, reporte de necessidades de transporte e avaliação das possibilidades de ajustes, deve ser enviado um e-mail para mobilidade@cm-amarante.pt. 

Carlos Moura

Next Post

Covid-19 em Portugal: mais 14 mortes, casos crescem 0,8%, recuperados estagnam

Qui Mai 21 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.