“Castelo de Vizela” destruído pelas chamas

Um incêndio num edifício devoluto destruiu por completo o conhecido “Castelo de Vizela” na rua Joaquim de Freitas Ribeiro, em São João, Vizela.

Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Vizela, o alerta foi dado pouco depois das 05h00, sendo que no teatro de operações estiveram 26 operacionais apoiados por seis viaturas. Apesar da prontidão da corporação, a existência de materiais de fácil combustão, sobretudo em madeira, fez com que o fogo progredisse de forma rápida e, à chegada dos bombeiros, o edifício já estava tomado pelas chamas.

O edifício, datado do início do século passado e com mais de 100 anos foi mandado construir em 1905 por Armindo Freitas Ribeiro Faria para acolher os Paços do Concelho, o que nunca chegou a acontecer. Atualmente estava na posse da Câmara de Vizela que o queria vender. O edil local, Victor salgado, já veio a público falar que tudo leva a crer que o incêndio terá sido ateado «por mão criminosa».

Para aquele espaço chegou a estar projetado  um museu e uma biblioteca, algo que nunca veio acontecer devido ao investimento preciso para a recuperação do espaço, mais de seis milhões de euros.

Segundo o presidente da Câmara de Vizela, o edifício estava em hasta pública por 1,4 milhões de euros. Os interessados teriam que construir um hotel nunca inferior a quatro estrelas, mas não apareceu qualquer proposta.

A GNR de Vizela e PJ estiveram no local, assim como os serviços da proteção civil da Câmara.

Carlos Moura

Next Post

Câmara Municipal qualifica antiga Escola Primária de Loivos da Ribeira

Sex Jun 12 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.