Presidente da República assinala 35 anos da assinatura do Tratado de Adesão às Comunidades Europeias

Há 35 anos, no dia 12 de junho de 1985, Portugal comprometeu-se com o projeto de integração europeia ao assinar o Tratado de Adesão às então denominadas Comunidades Europeias, hoje União Europeia.

Da parte da manhã desse dia, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, apogeu da arquitetura manuelina, e após oito longos anos de negociações, Portugal tornou-se o 11.º Estado Membro da organização.

Perante os líderes das Comunidades Europeias, o Presidente da Comissão Jacques Delors e do Conselho de Ministros Giulio Andreotti, chefes de Governo e plenipotenciários, assinaram o Tratado de Adesão; por Portugal, assinou Mário Soares, a cuja visão e tenacidade se deveu em grande parte a iniciativa de pedir a adesão, em 1977, Rui Machete, Jaime Gama e Ernâni Lopes, principal responsável pelas negociações de adesão.

Um momento histórico para Portugal e para a Europa que, como sublinhou Jacques Delors na ocasião, “ficaria órfã de pais ilustres” sem a participação do nosso país.

O Presidente da República recorda hoje esse dia, num período em que a União Europeia se acha confrontada com desafios difíceis, quase existenciais, na resposta aos quais Portugal tem também um papel crucial a desempenhar.

Foram 35 anos de grande desenvolvimento do nosso País, mas também de crises e dificuldades várias, a última das quais a atual pandemia, crises e dificuldades essas que soubemos ultrapassar, e ultrapassaremos, graças ao esforço e à capacidade de realização do Povo Português.

Foto: Alfredo Cunha

 

Carlos Moura

Next Post

Aprovadas candidaturas para intervenções de requalificação e conservação nas Escolas básicas da Gandarela e da Mota, em Celorico de Basto

Sex Jun 12 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.