Nova Biblioteca Municipal nasce na Av. 25 de Abril

Já começou a construção da nova Biblioteca Municipal de Baião.

Este novo equipamento dedicado à educação e à cultura irá ser construído no edifício da antiga Escola Primária da Avenida 25 de abril, na sede de concelho, numa empreitada de 900 mil e 983 euros por parte da Câmara Municipal de Baião, sendo suportado a 73,4 por cento por fundos comunitários.

Irá acrescer ainda um investimento na compra de equipamento e de mobiliário, num valor que se estima rondar os 150 mil euros.

A obra foi adjudicada à empresa Fielnorte após um concurso público, tendo um prazo de execução de 540 dias.

O autarca baionense, Paulo Pereira, destaca a importância desta obra:

“Em primeiro lugar, estamos a criar um equipamento de cultura, de lazer e de educação, aberto a pessoas de todas as idades. Esta “casa do livro” será um espaço onde todos se vão sentir bem e onde vão gostar de estar, porque segue elevados padrões de qualidade arquitetónicos e irá disponibilizar atividades variadas. Temos a certeza de que os baionenses vão ficar orgulhosos e satisfeitos até porque vai situar-se numa avenida muito bonita e que assim ganhará nova vida”, refere.

Paulo Pereira salienta, também, a importância do investimento público nesta fase marcada pela pandemia COVID-19: “a dinamização da economia tem que ser uma prioridade e com investimentos como este estamos a dar um contributo para a superação das dificuldades que todos vamos enfrentar”.

TRÊS PISOS, OBRA VERSÁTIL E FUNCIONAL

A obra da Biblioteca Municipal de Baião vai consistir na reabilitação integral do edifício da antiga escola primária e na construção de um novo volume com três pisos. A área total de construção é de 1065 metros quadrados.

A empreitada segue todas as normas e recomendações da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Do lado da Av. 25 de abril será mantida a estética do edifício existente. A entrada principal será feita por esse edifício, que faz o acolhimento, informação e orientação do utilizador. Aí existirá um balcão de atendimento, sala de formação, cafetaria e instalações sanitárias. Este piso será complementado com terraço e acesso aos pisos inferior e superior (por escadas e elevador).

O edifício vai ter uma entrada alternativa, através de uma rampa lateral, permitindo o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

No piso inferior irá localizar-se a secção infantil e a área de animação para atividades diversas. Neste piso haverá ainda espaços de serviços internos (sala de receção, manutenção e depósito de documentos, área de trabalho, sala de informática, vestiários e arrumos).

No piso superior irá funcionar a secção com livros para adultos e espaços de trabalho (arquivo e arrecadação).

O projeto assenta numa organização dos diferentes espaços, para que seja possível o funcionamento da Biblioteca em horários e eventos alternativos, tornando-a num equipamento público mais versátil e capaz de oferecer mais à comunidade.

 

Carlos Moura

Next Post

COVID-19: Dois concelhos da região registam aumento de infetados

Dom Jun 14 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.