Já começou a construção da nova Biblioteca Municipal de Baião.
Este novo equipamento dedicado à educação e à cultura irá ser construído no edifício da antiga Escola Primária da Avenida 25 de abril, na sede de concelho, numa empreitada de 900 mil e 983 euros por parte da Câmara Municipal de Baião, sendo suportado a 73,4 por cento por fundos comunitários.
Irá acrescer ainda um investimento na compra de equipamento e de mobiliário, num valor que se estima rondar os 150 mil euros.
A obra foi adjudicada à empresa Fielnorte após um concurso público, tendo um prazo de execução de 540 dias.
O autarca baionense, Paulo Pereira, destaca a importância desta obra:
“Em primeiro lugar, estamos a criar um equipamento de cultura, de lazer e de educação, aberto a pessoas de todas as idades. Esta “casa do livro” será um espaço onde todos se vão sentir bem e onde vão gostar de estar, porque segue elevados padrões de qualidade arquitetónicos e irá disponibilizar atividades variadas. Temos a certeza de que os baionenses vão ficar orgulhosos e satisfeitos até porque vai situar-se numa avenida muito bonita e que assim ganhará nova vida”, refere.
Paulo Pereira salienta, também, a importância do investimento público nesta fase marcada pela pandemia COVID-19: “a dinamização da economia tem que ser uma prioridade e com investimentos como este estamos a dar um contributo para a superação das dificuldades que todos vamos enfrentar”.
TRÊS PISOS, OBRA VERSÁTIL E FUNCIONAL
A obra da Biblioteca Municipal de Baião vai consistir na reabilitação integral do edifício da antiga escola primária e na construção de um novo volume com três pisos. A área total de construção é de 1065 metros quadrados.
A empreitada segue todas as normas e recomendações da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Do lado da Av. 25 de abril será mantida a estética do edifício existente. A entrada principal será feita por esse edifício, que faz o acolhimento, informação e orientação do utilizador. Aí existirá um balcão de atendimento, sala de formação, cafetaria e instalações sanitárias. Este piso será complementado com terraço e acesso aos pisos inferior e superior (por escadas e elevador).
O edifício vai ter uma entrada alternativa, através de uma rampa lateral, permitindo o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
No piso inferior irá localizar-se a secção infantil e a área de animação para atividades diversas. Neste piso haverá ainda espaços de serviços internos (sala de receção, manutenção e depósito de documentos, área de trabalho, sala de informática, vestiários e arrumos).
No piso superior irá funcionar a secção com livros para adultos e espaços de trabalho (arquivo e arrecadação).
O projeto assenta numa organização dos diferentes espaços, para que seja possível o funcionamento da Biblioteca em horários e eventos alternativos, tornando-a num equipamento público mais versátil e capaz de oferecer mais à comunidade.