Candidaturas ao Programa Voluntariado Jovem para Natureza e Florestas 2020

A Câmara Municipal de Baião, à semelhança dos anos anteriores, vai promover em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”

Este programa, direcionado aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, tem como objetivo promover práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

Estes objetivos são propostos pelo Governo e que a autarquia baionense pretende colocar em prática através do programa “Patrulha Baião”, que conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Baião e dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere juntando-se, este ano, a Associação Ambiental e Cultural do Vale de Ovil – EcoSimbioses.

Para além da preservação da natureza e da floresta, a iniciativa vai mais além. Os jovens vão poder contribuir para a preservação dos ecossistemas do concelho através da recolha de lixo acumulado no percurso que fazem até chegarem ao ponto de vigia que lhes está definido.

No projeto “Patrulha Baião” os voluntários intervêm especificamente na sensibilização das populações em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da distribuição de panfletos; Inventariação de áreas necessitadas de limpeza; Vigilância fixa em postos de vigia, definidos pelo Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta e natureza contra incêndios; Vigilância a pé partindo dos postos de vigia e recolha de lixo.

O programa vai decorrer de 27 de julho a 9 de setembro. Cada turno envolve 10 jovens, tem a duração mínima de 15 dias, 5 horas diárias, das 14 às 19 horas, decorrendo todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

Durante o período de voluntariado estão disponíveis três turnos:

  • 1º – 27 de julho até 10 de agosto
  • 2º – 11 a 25 de agosto
  • 3º – 26 de agosto a 9 de setembro

Os voluntários vão receber uma formação com data ainda a definir.

As inscrições não têm custo associado e têm de ser realizadas individualmente até 5 dias antes do início do projeto na Plataforma do IPDJ: https://programas.juventude.gov.pt/florestas.

Após a inscrição, e seleção, cada jovem voluntário receberá uma bolsa no valor de 150 euros.

 

Carlos Moura

Next Post

Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Baião presencialmente realiza-se este sábado

Ter Jun 23 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.