Marco de Canaveses concelho do Tâmega e Sousa com mais problemas de amianto nas escolas

Oito escolas do concelho do Marco de Canaveses vão ser objeto de empreitadas de remoção das coberturas de fibrocimento, beneficiando o ambiente escolar a um universo de 900 alunos. Nos concelhos de Amarante, Penafiel, Cinfães e Baião, está prevista intervenção numa escola de cada município

Dos onze concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, o Marco de Canaveses é aquele que tem o maior número de escolas abrangidas pelo programa de remoção de amianto anunciado esta semana pelo governo.

A empreita representa um investimento de 730 mil euros.

As intervenções serão levadas a cabo nas escolas básicas de Alpendorada, de Cabo (Maureles), Feira Nova, Freita, Outeiro, Paredes Viadores, de Peso (Santo Isidoro) e escola do Freixo.

A autarquia pretende ainda ver incluída na lista de escolas a EB1 de Sande e São Lourenço, “conforme compromisso oportunamente estabelecido no âmbito da CIM e fará essa comunicação de pedido de correção”, explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara do Marco de Canaveses.

A intervenção na Escola Básica de Alpendorada, por se tratar de um equipamento que ainda não se encontra no âmbito das competências da Autarquia, será executada ao abrigo de um acordo de colaboração entre o Ministério da Educação e a Câmara.

“Algumas das escolas que estão na lista do Governo já estavam incluídas no nosso plano de intervenções, mas desta forma vamos conseguir avançar mais rapidamente e de forma menos onerosa para a Câmara Municipal”, refere a autarca.

A responsável faz notar que a abrangência das escolas intervencionar “demonstra que no passado o investimento na renovação destes equipamentos essenciais ficou aquém do que seria desejável e isso é algo que este executivo tudo tem feito por mudar”.

Na região da CIM Tâmega e Sousa o programa de remoção de amianto anunciado prevê idênticas intervenções em sete escolas do concelho de Castelo de Paiva, três de Felgueiras e outras tantas em Paços de Ferreira. Já nos concelhos de Amarante, Penafiel, Cinfães e Baião, está prevista intervenção numa escola de cada município.

António Orlando

Next Post

Aprovada rede de oferta formativa profissionalizante do Tâmega e Sousa para 2020/2021

Sex Jun 26 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.