GNR volta a recolher aves

O do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Amarante, hoje, dia 1 de julho, recolheu uma coruja-das-torres, tyto alba, um mocho-galego, athene noctua, e um andorinhão, apodidae, nos concelhos de Amarante e Marco de Canaveses.

Após uma denúncia de que se encontravam três aves juvenis na via pública, duas no concelho de Amarante e uma no concelho de Marco de Canaveses, os militares da Guarda deslocaram-se aos locais onde foi possível proceder à recolha das mesmas e posterior entrega no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia”, explica fonte Comando Territorial do Porto.

As aves não apresentavam quaisquer tipos de ferimentos.

A coruja-das-torres é uma ave de rapina noturna que está presente em Portugal durante todo o ano. Surge frequentemente nas imediações de edifícios, escolhendo aqueles que têm aberturas ou cavidades, que possam ser usados como local de repouso e nidificação. Escolhe assim velhos celeiros, edifícios em ruínas, campanários e até velhas estações de caminho-de-ferro e para se alimentar, frequenta terrenos agrícolas.

mocho-galego é uma ave de hábitos marcadamente noturnos, embora, quando as condições o permitam, seja comum observá-lo durante o dia ou crepúsculo, sendo uma das espécies de Strigiformes mais avistadas durante o dia. É uma espécie sedentária, com preferência para zonas de planície e vegetação baixa, embora seja uma espécie com bastante polivalência em relação a este aspecto, sendo observada nos mais diversos tipos de habitat, incluindo zonas urbanas.

O andorinhão é uma ave de pequeno porte, com comprimento situado entre 9 a 25 cm, dependendo da espécie. A sua plumagem é geralmente preta ou castanha, mas algumas espécies apresentam uma barriga mais clara e manchas coloridas na zona da garganta. As asas afiadas em forma de bumerangue são extremamente longas, em comparação ao resto do corpo. As penas primárias, longas e estreitas, junto com as penas secundárias muito curtas, permitem aos andorinhões um voo rápido e a possibilidade de planar. É uma ave insectívora que caçam insetos em voo, principalmente no início e fim do dia.

António Orlando

Next Post

Governo estende à região Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica

Sex Jul 3 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.