Zeladores dão prémio europeu à Rota do Românico  

A Dona Rosinha zela há 44 anos pela igreja do antigo Mosteiro de Travanca, em Amarante. Maria Rosa Carvalho nasceu praticamente no local que vigia religiosamente desde que o seu pai a convenceu a fazer o que a avó paterna fez durante anos a fio: cuidar da igreja do Mosteiro. “Ao princípio não queria, mas ele convenceu-me quando me disse que o tempo que a minha avó perdeu aqui nunca lhe fez falta. Isto passou a fazer parte da minha vida”, conta.

É à custa destas mulheres e homens que a Rota do Românico (RR) venceu o concurso “Histórias do Património Europeu 2020”, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.

O concurso, que se realiza anualmente desde 2018 (Ano Europeu do Património Cultural), reúne testemunhos de cidadãos e comunidades, com a missão de aumentar o conhecimento da herança cultural da Europa, reforçando o sentimento de pertença a um espaço europeu comum.

Atualmente, a Rota do Românico (RR) beneficia da ajuda de 44 cuidadores do património, distribuídos pelas diversas capelas, igrejas e mosteiros do seu itinerário de visita. Pessoas que, orgulhosamente, guardam, vigiam e partilham as histórias do seu monumento, num verdadeiro compromisso de vida, pessoal e familiar.

António Orlando

Next Post

Posto de Turismo e Mosteiro recebem selo ‘Clean & Safe"

Seg Jul 6 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.