A autora Soni Esteves, nome literário de Maria da Conceição Esteves Silva, de 61 anos, Professora, é a vencedora da II edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira, promovido pela União de Freguesias de Amarante.
A autora concorreu com o conto “A Casa da Avó”, cuja escolha mereceu decisão unânime do Júri, presidido pelo escritor António Mota.
“Ser distinguida com este Prémio é para mim uma dupla festa, a primeira já a vivi enquanto escrevia um conto que reflete um pouco do meu sentir sobre Amarante, a segunda vivi-a no momento em que me foi anunciada a distinção”, disse Soni Esteves.
Sobre o processo de escrita de “A Casa da Avó” a autora, natural de Braga, valeu-se das novas tecnologias, sem, no entanto, desvalorizar o contacto com físico com a realidade. “Uma visita virtual a Amarante, que fiz, obviamente, acrescentou, para escrever com mais propriedade, não substitui a visita que se quer feita de sons, de cores, de cheiros e de sabores, os quais eu procurei, ainda que ao de leve, levar para o meu livro, tal como a transformação que a cidade vive. Não raras vezes, nessas transformações urbanas, as terras perdem a alma, mas eu creio que esta gente, que tão bem preserva a memória de Ilídio Sardoeira, não o vai permitir, pois esta gente sabe o valor da memória na construção do futuro”, concluiu a autora.
O conto “A Casa da Avó” irá, agora, ser editado em livro, cujo processo deverá estar concluído no final do mês de setembro.
Escalão B sem vencedor
Dividido em dois escalões, A (dirigido a escritores maiores de 18 anos) e B (destinado a autores com idade entre os 15 e os 18 anos, a frequentarem o ensino secundário em Amarante), o Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira não foi, este ano, atribuído nesta última modalidade, tendo o Júri considerado que os originais a concurso registavam “fragilidades de discurso” e “inadequação ao potencial recetor infantojuvenil”. Não obstante, Joaquim Pinheiro, autarca das União das Freguesias de Amarante, reafirma a aposta do Prémio na promoção de obras de jovens autores de Amarante, desafiando, por isso, os estabelecimentos de ensino do concelho a terem também como seu este objetivo.
[su_image_carousel source=”media: 2697,2696″ slides_style=”photo”]
Nota biográfica
Maria da Conceição Esteves Silva
Nasceu e vive em Braga
Estudou na Universidade do Minho “Licenciatura em Ensino de Português”
Professora do Ensino Básico e Secundário
Escreve, geralmente, com o pseudónimo “Soni Esteves”, que dá também nome ao blogue “soniesteves.blogspot.com”
Escreveu várias peças de teatro, com a finalidade de serem representadas por alunos e professores.
Editou apenas um livro “Os cães da minha rua”, Chiado, 2016