Temperaturas mínimas ao longo da próxima semana devem ultrapassar os 20 graus. No interior, as temperaturas máximas podem chegar aos 40 graus. IPMA alerta para onda de calor.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê mais uma semana de calor intenso em todo o território do continente, especialmente no interior. O tempo quente deverá durar pelo menos até ao dia 17, com as temperaturas máximas a poderem chegar aos 40 graus no interior.
Está prevista uma descida temporária da temperatura no domingo, que será “menos significativa em Trás-os-Montes e Vale do Tejo”.
A partir de segunda-feira, a temperatura vai subir gradualmente, prossegue o IPMA.
A temperatura mínima também deverá subir de forma gradual, “com valores que deverão ser superiores a 20ºC em grande parte do território continental”, em particular no interior e sota-vento algarvio.
“Os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior”, alerta o IPMA.
As temperaturas elevadas são consequência de um “anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica” e que origina o “transporte de uma massa de ar quente do norte de África”.