O Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR de Penafiel deteve dois homens, de 24 e 32 anos, por violência doméstica, no concelho de Amarante.
No âmbito de denúncias relacionadas com violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito de 24 anos “em consequência do consumo de produtos estupefacientes”, uma dependência potenciadora da sua agressividade e descontrolo, “agredia fisicamente as vítimas”, sua companheira de 25 anos e o filho menor de ambos, com apenas dois anos de idade.
A GNR apurou ainda que agressor “já havia sido detido” em 2019 pelo mesmo tipo de crime, “não acatando as medidas de coação que lhe foram impostas, motivos que levaram à sua detenção”.
Já o indivíduo de 32 anos , segundo o NIAVE, “exercia violência física e psicológica” contra as vítimas, sua mãe e irmã, de 63 e 26 anos, ameaçando-as de morte com recurso a uma arma branca.
O suspeito “sofre de graves distúrbios psicológicos, mantendo comportamentos agressivos para com as vítimas, sendo estas vulneráveis por razões de saúde”, explica a GNR.
O NIAVE diz que se apurou ainda que o agressor tem outros inquéritos pendentes pela prática do mesmo tipo de crime, “motivos que levaram à sua detenção, e ainda à apreensão de uma arma branca.”