Baião quer Estrutura de Apoio para os produtores locais

A câmara de Baião quer criar uma estrutura de apoio aos produtores do concelho com o aval do Ministério da Agricultura.

A intenção foi transmitida à Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, aquando da visita que fez à 15ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião.

Na ocasião, Maria do Céu Antunes teve oportunidade de se inteirar de alguns projetos que o executivo baionense gostaria de implementar no concelho. Hoje, a 4 agosto, a governante retorna a Baião para, segundo fonte autárquica, “para aprofundar esses mesmos projetos”.

A reunião de trabalho decorrerá na Adega Cooperativa do Gôve, pelas 17h e, além do executivo municipal, estarão presentes alguns agentes de desenvolvimento local.

A ideia do executivo é “reconverter a antiga Adega Cooperativa numa espécie de Organização de Produtores que funcionará como um Centro de Incubação e Germinação de Novos Negócios, Formação e Investigação no setor agrícola e que comportará, entre outras valências, áreas de desenvolvimento de novos negócios, de apoio ao investimento, à inovação e internacionalização e com uma forte componente no armazenamento, logística e distribuição”, explica José Lima, vereador dos Assuntos Económicos.

O projeto, que já tem estudo e projeto de arquitetura concluídos, pretende criar condições aos produtores da região para a sua agregação através da organização de produtores.

“Para além de uma vertente mais profissional, esta resposta pode adequar-se, também aos cidadãos que, tendo uma pequena produção agrícola como, por exemplo, um excedente de 100 ou 200 Kg de laranja que, pela pequena dimensão não a consegue colocar no mercado. Mas se houver outro, dez produtores nas mesmas condições, consegue-se escala e já será possível”, exemplifica o edil Paulo Pereira.

Além deste projeto, o executivo baionense deu também conta à Ministra da sua ideia para um curral comunitário em Mafómedes, com valência de formação, que permitirá a criação e produção integrada de gado caprino.

António Orlando

Next Post

Celorico constrói Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia

Ter Ago 4 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.