Mota-Engil é a 28ª maior construtora europeia e a 76ª mundial

A Mota-Engil é a 28ª maior construtora com origens europeias e a 76ª maior construtora mundial cotada em bolsa de acordo com o volume de negócios obtido em 2019, conclui o ‘ranking’ ‘Global Powers of Construction’, elaborado pela consultora Deloitte.

Segundo os dados recolhidos pela Deloitte e revelados pelo JE, a empresa liderada pelo amarantino António Mota encerrou o exercício de 2019 com uma faturação de 3.188 milhões de dólares, o que representou um decréscimo de 4% face ao ano precedente.

A listagem elenca as 100 maiores construtoras mundiais cotadas em bolsa, classificadas segundo o respetivo volume de negócios, sendo a Mota-Engil a única construtora nacional constante do ‘ranking’ da Deloitte.

Em termos de capitalização bolsista da Mota-Engil, a Deloitte aponta para um montante de 499 milhões de dólares em 2019, o que traduziu um acréscimo de 14% face a 2018.

No ‘ranking’  das maiores construtoras mundiais, o destaque vai para a China, que ocupa as quatro primeiras posições da tabela.

Além do continente asiático, o ‘ranking’ da Deloitte é ainda dominado por construtoras dos Estados Unidos (13), Reino Unido (11), Espanha (seis) e Suécia (quatro).

Mota & Companhia: Fundação da empresa

Em 29 de junho de 1946, Manuel António da Mota fundou, em Amarante, a Mota & Companhia. Nesse mesmo mês e ano criou uma sucursal em Angola onde iniciou imediata e exclusivamente até ao ano de 1974, as suas atividades, primeiro na área de exploração e transformação de madeiras e depois, a partir de 1948, cumulativamente, na área de Construção e Obras Públicas.

Constituição do Grupo Mota-Engil

A 23 de julho de 1999, empresas do universo da família Mota lançam uma Oferta Pública de Aquisição, sobre a totalidade do capital da Engil SGPS de que resultou, já no decorrer de 2000, a constituição do Grupo Mota-Engil, operação que daria origem à maior construtora portuguesa sob a presidência de António Mota.

Fundador do Grupo Mota-Engil homenageado em Celorico de Basto

O fundador do Grupo Mota-Engil, Manuel António da Mota, recebeu uma homenagem póstuma por parte do município de Celorico de Basto no dia 8 de junho de 2014, na freguesia de Codeçoso, de onde era natural. A homenagem consistiu numa eucaristia na Igreja de Santo André, na mudança de nome do Centro Social de Codeçoso para Centro Social Manuel António da Mota, e na inauguração de uma escultura com a imagem do homenageado no jardim da instituição.

 

António Orlando

Next Post

Avião cai a combater incêndio no Gerês

Sáb Ago 8 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.