[smartslider3 slider=13]
João Monteiro Lima, funcionário da Administração Tributária e Aduaneira (Finanças), prepara-se para ser presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses (AHMVMC).
Lima, que fazia parte da direção cessante, é candidato às eleições internas dos bombeiros agendadas para o dia 14 de setembro. Atendendo à abrangência da lista, tudo indica que o candidato não terá concorrência.
Em publicação nas redes sociais, feita pelo próprio João Lima, o candidato sugere ter sido empurrado para o cargo. “Um conjunto de associados dos bombeiros decidiu apresentar uma lista para os órgãos sociais da Associação Humanitária (…) os reiterados desafios – provenientes de diversas pessoas ligadas à causa dos Bombeiros – para que avançasse para Presidente da Direção bem como o apoio e a confiança dos amigos que me acompanham contribuíram para a decisão de ser candidato a Presidente da Direção dos Bombeiros do Marco”, pode ler-se.
João Lima recorda que urge solucionar o problema diretivo da AHBVMC que está em gestão corrente. Recorde-se que as eleições estavam agendadas para este mês de agosto, no entanto, não houve lista candidata o que obrigou ao adiamento do sufrágio eleitoral.
João Lima prepara-se assim para suceder a Fernando Nazário, presidente cessante que, ao que tudo indica, não se recandidata. Nazário foi homenageado em 2019 no aniversário da AHBVMC.
PASSADO POLÍTICO
O candidato a presidente da AHBVMC, João Monteiro Lima, está assim de volta ao espaço público que bem conhece dos tempos em que foi deputado municipal do PCP/PEV. Mais tarde afastou-se da coligação. Após as últimas eleições autárquicas, por proposta da nova presidente de câmara, Cristina Vieira, João Lima filiou-se no PS. Porém, a sua postura aberta e cordial possibilita a que, por exemplo, na lista que lidera aos bombeiros seja fácil encontrar bloquistas, comunistas e social democratas, além de socialistas. Esta abrangência, também em termos territoriais no concelho, não deixa de ser relevante por, no passado, AHBVMC ter sido disputada politicamente.
A lista candidata, que comporta muita juventude, tem como mandatária a antiga presidente da Assembleia Geral da AHBVMC, Isabel Pinto.
Lista Candidata:
Assembleia Geral
Presidente: Tomás Ferreira
Vice-Presidente: António Pinto da Mota
Secretário: João Fernando Pereira
1º Suplente: Licínio Teixeira
2º Suplente: Alberto Queirós
Direção
Presidente: João Monteiro Lima
1º Vice-Presidente: António Ferreira
2º Vice-Presidente: António Monteiro
Secretário: Leonardo João Machado
Secretário Adjunto: António Teixeira
Tesoureiro: César Baltazar Fernandes
Adjunto: Carlos Freitas
Vogal: Maria Sousa
Vogal: Armando Pinto
Suplente: Joaquim Serra
Suplente: Abílio Castro
Suplente: Fernanda Vieira
Conselho Fiscal
Presidente: José António Valdoleiros
Vice-Presidente: José Augusto Pereira
Secretário Relator: Luís Queirós
1º Suplente: Eduardo Peres
2º Suplente: José Moreira