[smartslider3 slider=42]
Rui Costa (UAE Team Emirates) sagrou-se campeão nacional de fundo ao bater Daniel Mestre (W52-FC Porto), por escassos centímetros nos Campeonatos Nacionais de Estrada que decorreram ao longo do último fim de semana, no concelho de Paredes, No pódio houve dois ciclistas da W52/FC Porto, com Francisco Campos a terminar em 3º, a 28 segundos do vencedor. Luís Gomes e Frederico Figueiredo completaram o top 5.
“Correr em Portugal não é fácil, apesar de virmos com muito mais ritmo competitivo. Foi uma prova muito bem disputada, sempre num ritmo alto. Vi que o Daniel Mestre estava forte logo no momento em que nos unimos ao grupo da frente. Quando ataquei, o Daniel veio comigo e ficámos juntos até ao fim. Voltar a correr além-fronteiras com a camisola de campeão nacional é muito importante e um grande orgulho”, afirmou Rui Costa.
Nos sub23 Fábio Costa (Kelly/InOutBuid/UDO) é o novo dono detentor da camisola das esquinas. A vitória foi discutida por um trio de ciclistas da mesma equipa – Fábio Costa, Pedro Miguel Lopes e José Sousa – que proporcionaram uma emocionante luta pela camisola de campeão, com triunfo do primeiro. Fábio e Pedro completaram o percurso em 3h31m18s, à média de 39,200 km/h. José Sousa fechou o pódio, a 10 segundos.
“O nosso plano era manter o pelotão compacto até à entrada no circuito, não permitindo a formação de fugas muito numerosas. Logo no início do circuito saímos num grupo de sete. No final da subida pressionámos e ficámos apenas os três da equipa na frente. A partir daí demos o máximo para chegarmos os três. Concretizei o sonho de ser campeão nacional, mas o mais importante foi a exibição coletiva. Foi das corridas mais bonitas que já vi”, afirmou Fábio Costa, o novo campeão nacional.
Na modalidade de contrarrelógio Ivo Oliveira sagrou-se campeão nacional ao bater o companheiro de equipa na UAE Emirates, Rui Costa. Tiago Machado (Efapel) a fechou o pódio.