O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), iniciou a realização de consultas na especialidade de artrite reumatóide, tornando-se no primeiro hospital público no Norte do país aquele serviço.
Além dessa consulta, o centro hospitalar também estreou nos seus serviços a consulta de técnicas reumatológicas. Esta especialidade “abrange áreas como infiltrações intra-articulares, biopsias e ecografia músculo-esquelética”.
O CHTS possui uma Unidade de Reumatologia desde 2019, data em que foi criada, sendo composta por dois médicos reumatologistas.
A especialidade de Reumatologia está entre as três novas especialidades incorporadas, nos últimos três anos, na lista de serviços prestados pelo CHTS.
No que concerne o impacto da pandemia de covid-19, o centro hospitalar refere que iniciou em maio “a retoma progressiva da atividade”, após as alterações impostas. O CHTS prevê ainda que no final do ano, a 31 de dezembro, “as listas de espera não ultrapassem os nove meses, tanto nas consultas, como nas cirurgias”.