A câmara do Marco de Canaveses instituiu um prémio de mérito escolar a atribuir aos melhores alunos do concelho de cada ciclo de ensino, do básico ao secundário em cada Agrupamento, e escola de ensino profissional.
“Mais do que atribuir um valor pecuniário, o Prémio #SucessoEscolar a atribuir pelo município tem como objetivo reconhecer o desempenho escolar e valorizar o mérito, numa assumida cultura de valorização da excelência enquanto instrumento preponderante para o desenvolvimento económico, cultural e social dos nossos alunos e alunas”, explica Cristina Vieira, Presidente da câmara municipal.
Este prémio no dizer da autarca, destingue-se de outros “por introduzir critérios como a assiduidade, a expressão artística ou o desempenho desportivo”, acrescenta.
A primeira edição deste prémio de mérito #SucessoEscolar terá lugar já este ano letivo de 2020-2021, representando a importância do reconhecimento comunitário do sucesso escolar numa Cidade Educadora como é o Marco de Canaveses, desde 2019. O projeto mereceu ampla participação quer por parte do conselho municipal da juventude, quer por parte do conselho municipal de educação.
No total, o Município vai distribuir 2.500 euros pelos 18 melhores alunos de cada grau de ensino e agrupamento escolar, bem como por cada escola profissional do concelho do Marco de Canaveses, o que dá uma média de 138 euros por cada aluno:
-
- Melhor aluno/a no 1º Ciclo de cada Agrupamento de Escolas
- Melhor aluno/a no 2º Ciclo de cada Agrupamento de Escolas
- Melhor aluno/a no 3º Ciclo de cada Agrupamento de Escolas
- Melhor aluno/a do Ensino Secundário Científico-Humanístico de cada Escola Secundária
- Melhor aluno/a do Ensino Secundário Profissional de cada Escola Secundária
- Melhor aluno/a do Ensino Secundário Profissional de cada Escola Profissional.