Funeral do “endireita” de Lousada realiza-se nesta quinta-feira

O “endireita” de Lousada faleceu nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, aos 90 anos.

João Pinto, nascido a 26 de abril de 1930, ficou conhecido na região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega como o “endireita ossos”, designação popular para osteopata.

Tratou milhares de pessoas, entre atletas e pessoas em geral, que padeciam de lesões musculares, entorses, distensões e outras mazelas no esqueleto ósseo. A sua competência ganhou fama além Vale do Sousa e Baixo Tâmega. Em tempos idos, chegou a colaborar com o departamento médico do FC Porto.

A localização do seu consultório na rua do Carvalho, em Silvares, Lousada, era “denunciado” pelo corrupio de “carros de praça” (táxis) que, ali, iam levar os “empenados” e de lá muitos saíam como se nada tivessem tido, mais direitos que “uma tábua de esquadria”.

O funeral realiza-se esta quinta-feira dia 3 de setembro de 2020 pelas 19 horas na Capela Mortuária de Silvares, onde serão celebradas as cerimónias religiosas. O corpo de João Pinto, será sepultado em jazigo de família no cemitério de Silvares.

 

António Orlando

Next Post

Trinta escritores evocam 30º Aniversário da Fundação Eça de Queiroz

Qui Set 3 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.