O autoritarismo chegou para ficar? No seu novo livro, Anne Applebaum faz uma análise histórica e rigorosa de uma transformação política e social que está a deformar as nossas sociedades, com vista a denunciar esta ameaça crescente e mapear o caminho para recuperarmos os nossos valores democráticos. O Crepúsculo da Democracia chega às livrarias a 4 de setembro.
A democracia está em perigo. As sociedades estão em mutação e as tendências antidemocráticas estão a crescer. A política fracassou e os sistemas autoritários e radicais ganham terreno em todo o mundo. As teorias da conspiração, a polarização da opinião pública, as redes sociais e a nostalgia por um passado idealizado são armas utilizadas pelos adeptos do iliberalismo, com enorme sucesso, para obter seguidores, conquistar votos e tomar o poder – primeiro, de forma democrática, depois cada vez menos.
Na sua nova obra, Anne Applebaum, vencedora do prémio Pulitzer em 2004 e historiadora reconhecida em temas como o comunismo e política internacional, combina análise histórica e atual, com clareza e observação. Num registo sabiamente equilibrado entre o pessoal e o jornalístico, fundamentado no seu conhecimento profundo de casos históricos, como o Estalinismo e a Alemanha nazi, mas também nas experiências pessoais na Polónia (o seu marido foi ministro dos Negócios Estrangeiros no governo de Donald Tusk), Applebaum disseca as transformações políticas em marcha no Ocidente, analisando os casos mais pertinentes da política mundial, de Boris Johnson ao desmantelar do Estado de direito na Polónia, passando pela Espanha e pela Hungria, para citar alguns.
Uma análise incisiva e urgente do agigantar do autoritarismo e do ataque à democracia um pouco por todo o mundo.
Análise de O Crepúsculo da Democracia pela Kirkus Reviews, revista americana de resenhas de livros fundada em 1933 por Virginia Kirkus:
“Memória, reportagem e história em partes iguais, este relato inquietante das raízes e modos do autoritarismo moderno, pela mão de uma das suas observadoras mais respeitadas, pretende ser um alerta para todos. Importantíssimo pelo seu ataque musculado e oposicionista à nova direita, de uma conservadora vinda do seu seio, e pela advertência bem-fundamentada que encerra. A perspetiva da autora é especialmente bem-vinda por se tratar de uma pensadora metódica e uma observadora sagaz. Uma abordagem conhecedora, racional e necessariamente sombria a estas sombrias realidades.”