Marcelo “quer” comboio em Celorico

[smartslider3 slider=50]

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu neste domingo à cerimónia protocolar dos 500 anos de atribuição de Foral a Celorico de Basto, marcada pela inauguração das obras de reabilitação do edifício dos Paços de Concelho e de um painel de azulejos alusivo aos 500 anos do foral, numa rotunda no centro da vila.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que “o seu” concelho “faça ouvir a sua voz na aposta na ferrovia. Importa ir mais longe”, disse.

O presidente da República, respondia de forma indireta ao pedido de ajuda que Joaquim Mota e Silva, presidente da câmara lhe fez no sentido de “usar a sua magistratura de influência” para ser cumprido o que está acordado desde 1985, aquando do encerramento da linha ferroviária do Tâmega e a construção da ligação de Amarante, passando por Celorico e ao Arco de Baúlhe: “Não queremos favores, a única coisa que pedimos é que se faça aquilo que está escrito, nós não queremos “cunhas”, só queremos que as coisas efetivamente se façam”, disse.

A passagem dos 500 anos de atribuição de Foral a Celorico de Basto, foi considerado pela autarquia celoricense como “um momento importante na história do concelho que não pode deixar de ser assinalado”.

A efeméride ficou marcada pela inauguração das obras de reabilitação do edifício dos Paços de Concelho e de um painel de azulejos alusivo aos 500 anos do foral numa rotunda no centro da vila.

Dada a situação de exceção provocada pelo covid-19, o município, realizou a cerimónia apenas no plano protocolar tendo apelado à população que se associasse à comemoração sem se deslocar ao local, evitando ajuntamentos que pudessem colocar em causa a saúde pública.

 

António Orlando

Next Post

Alunos de Celorico com fichas grátis

Dom Set 6 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.