A câmara de Amarante tem em fase de concurso o recrutamento de assistentes operacionais para reforçar as equipas dos estabelecimentos de ensino.
A autarquia garante que dentro do previsto, as aulas no Agrupamento de Escolas de Amarante começam dia 14, e a 17 no Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso e na Escola Secundária de Amarante, num total de 6163 alunos no concelho.
Ao todo serão 38 novos funcionários que irão reforçar o trabalho auxiliar nos estabelecimentos de ensino. O reforço do pessoal não docente está relacionado a preparação do novo alo letivo em tempos de pandemia.
O pelouro da Educação garante que as Escolas de Amarante estão preparadas para o regresso às aulas em segurança.
Em parceria com o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa e o Exército Português, foi ministrada formação junto do pessoal não docente “de forma a colocar em prática as orientações da Direção Geral de Saúde”, explica fonte autárquica.
O ano escolar 2020/2021, além dos cuidados inerentes ao perigo de contágio, em Amarante, traz novas responsabilidades à câmara que antecipou em um ano a aceitação obrigatória a transferência de competências previstas no Decreto-Lei n.º 21/2019. Assim, a autarquia passa a ser responsável pela gestão da ação social, dos transportes, da manutenção das escolas, do pessoal não docente, das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), da logística e da direção e dos serviços administrativos das escolas.
O município de Amarante, que se constituiu também como autoridade de transportes, garante o “transporte gratuito para todos os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória”, acrescenta a fonte.