Escolas de Baião preparadas para o regresso às aulas em segurança, garante vereador

[smartslider3 slider=58]

Tendo em vista o apoio aos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Baião na preparação do novo ano escolar, que este ano decorre em condições muito especificas provocadas pela pandemia Covid-19, José Pinho Silva, vice presidente da Câmara Municipal de Baião que tutela a pasta da Educação, visitou as escolas do concelho, acompanhado por Gabriela Saldanha, Delegada de Saúde Local e José Manuel Ribeiro, Coordenador Municipal da Proteção Civil.

O autarca quis inteirar-se do ponto de situação quanto ao cumprimento dos planos de Contingência definidos por cada Agrupamento, para cada espaço escolar, disponibilizando aos diretores e demais responsáveis dos 3 agrupamentos concelhios, que acompanharam a visita, todo o apoio técnico possível dos responsáveis concelhios nas áreas da saúde e da proteção civil.

Relembre-se que com o regresso às aulas em regime presencial, é necessário readaptar o funcionamento das escolas à nova realidade sanitária, colocando em prática planos de contingência em todos os estabelecimentos de ensino e um referencial de adaptação e de resposta perante casos suspeitos de Covid-19. Nesta sequência, é necessário trabalho redobrado na organização e higienização dos espaços, na atenção à concentração de alunos, ao distanciamento físico entre todos, aos espaços de refeições e à utilização de máscaras.

A Câmara Municipal de Baião explica que tem estado a entregar às escolas várias mesas, de acordo com as suas necessidades e solicitações, que vão permitir manter a distância entre os alunos. Pontualmente, prevê entregar álcool gel assim como diversos equipamentos, como termómetros.

O serviço de transportes escolares “vai funcionar com a mesma dinâmica dos anos anteriores excepto na sua lotação, que está limitada a dois terços por cada viatura”.

“As escolas estão a tentar, na medida do possível, desfasar os horários dos alunos para minimizar o seu encontro nos espaços comuns das escolas. Os transportes estão preparados, mas naturalmente, terá de haver ajustamentos nas primeiras semanas em função das necessidades que vierem a surgir. A Câmara Municipal de Baião está a trabalhar sobre essa matéria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), enquanto autoridade de transportes”, diz Pinho Silva.

O ano letivo 2020/2021 inicia-se entre os dias 16 e 17 de setembro.

 

António Orlando

Next Post

Câmaras querem adiar pagamento de dívidas aos bancos por um ano

Qua Set 16 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.