Inauguradas novas escolas em Figueiró e Mancelos

Os 79 alunos do 1º ciclo do Ensino Básico das União das Freguesias de Figueiró e os 65 alunos da freguesia de Mancelos, estreiam hoje, segunda-feira, as novas e modernas instalações escolares que (re)nasceram em duas escolas centenárias – a Primária da Lama (Figueiró) e a Escola Primária de Mancelos.

A inauguração protocolar das “novas” escolas, realizou-se no sábado, 19 de setembro, em cerimónias presididas pelo presidente da câmara de Amarante, José Luís Gaspar.

“Entendemos que fazia sentido recuperar estas escolas, mantendo o património e a história de cada uma, para dar continuidade e manter a proximidade à comunidade, em vez de construir de raiz estes equipamentos”, afirmou José Luís Gaspar.

[su_youtube url=”https://youtu.be/h_NlNDtWKOU”]

Hoje pela manhã, os alunos começam a tomam-lhes o gosto e o proveito dos espaços criados pela remodelação das suas escolas. As empreitadas, segundo os serviços técnicos da autarquia, foram feitas de acordo com as diretrizes do programa funcional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) sendo a mais relevante, a criação de percursos que aumenta a funcionalidade dos espaços e a segurança dos utilizadores.

José Luís Gaspar mostrou-se satisfeito com o resultado final destes projetos vendo, assim, cumpridas mais duas missões a que se propôs neste mandato.

Ao todo o município de Amarante investiu 2 milhões de euros, cerca de um milhão por escola, financiados pelo FEDER em cerca de 600 mil euros no total.

Estas obras decorreram no âmbito da revisão da Carta Educativa que foi feita pelo executivo da coligação Afirmar Amarante, cujo denominador comum foi abandonar a ideia inicial de grandes centros escolares optando por pequenas escolas, aproveitando o edificado existente.

José Luís Gaspar espera ver concluída a carta educativa do concelho “nos próximos dois a três anos”.  Para que tal aconteça, “falta remodelar a escola da Torreira”, em Fregim e construir “uma nova escola de raiz” que sirva os alunos da zona de Cepelos, Lomba e Salvador. “O local ainda está por definir”, esclareceu o autarca.

“A qualidade dos equipamentos aliada à aposta de captação de investimento que tem vindo a ser feita”, garante José Luís Gaspar, “irá fazer com que Amarante aumente a população nos próximos 10 a 15 anos”.

Na cerimónia de inauguração de ambas as escolas marcaram presenças os respetivos presidentes de junta Daniel Pinheiro e Carlos Carvalho e responsáveis escolares, designadamente, o diretor do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, Artur Correia além dos vereadores da Educação, António Ribeiro, e do socialista Raimundo Carvalho.

[smartslider3 slider=62]

 

António Orlando

Next Post

Emoção do Rally regressa a Resende

Seg Set 21 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.