Ministro das Infraestruturas reúne em Baião com a autarcas da região

[smartslider3 slider=64]

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação  desloca-se esta sexta-feira a Baião para fazer um ponto de situação de um conjunto de obras tidas como fundamentais ao desenvolvimento da região, designadamente, do Baixo Tâmega.

A  reunião de trabalho com os autarcas acontece a  um ano das eleições locais.

Em Baião e Resende, por exemplo, a populações aguardam há décadas por uma via rápida que ligue a vila baionense à Ponte da Ermida para desse modo encurtar distâncias das suas terras com o litoral. O projeto, em última informação conhecida através da comunicação da câmara de Baião, foi incluído no Programa Nacional de Infraestruturas 2030.

Em cima da mesa, além do projecto de ligação da vila de Baião à Ponte da Erminda (Resende), vai estar a  Eletrificação da Linha Ferroriária do Douro entre Marco de Canaveses e a Régua, e os projectos de requalificação da estrada 304-3 e de conclusão da variante à EN211 entre Marco de Canaveses  e Cinfães (barragem Carrapatelo).

Este último projecto, da variante à EN211, voltou a marcar passo após a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter emitido uma declaração de impacte ambiental desfavorável. A APA aponta impactes negativos do projeto que “decorrem das soluções específicas adotadas no atravessamento da linha de água existente cerca de 150 metros após o início do projeto (na articulação da EN211 com a variante à EN321-1)”.

Quanto à eletrificação da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e a Régua, segundo a última previsão, a obra deveria arrancar este ano de 2020 e ser concluída em 2022.

Programa

14h30 – Paços do Concelho de Baião – Receção do Ministro das Infraestruturas e da Habitação e do Secretário de Estado das Infraestruturas

– 14h40 – Reunião de trabalho (à porta fechada)

– Apresentação do projeto de Ligação de Baião à Ponte da Ermida (obra incluída no Programa Nacional de Investimentos 2030)

15h40 – Deslocação à Ponte da Ermida, Santa Marinha do Zêzere

António Orlando

Next Post

Autarquia amarantina anuncia parque de Skate junto ao rio

Qui Set 24 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.