A Câmara de Celorico de Basto aprovou, em reunião de executivo, uma redução do Imposto Sobre Imóveis (IMI) baixando-a para os 0,30%.
A redução do IMI para a taxa mínima, segundo o executivo de Joaquim Mota e Silva insere-se no pacote de medidas de natureza fiscal, com o objetivo de apoiar as famílias e empresas “neste momento difícil” criado pela pandemia por Covid 19.
Do pacote de medidas aprovadas e que entrarão em vigor em 2021, consta também a dedução fixa ao IMI de prédios urbanos para habitação própria e permanente, calculada com base no número de dependentes que compõem o agregado familiar, uma redução de 0,5% do IRS e a manutenção da isenção do imposto de derrama.
Para Joaquim Mota e Silva, “Este pacote de medidas só é possível graças à situação financeira favorável do Município e dá continuidade a uma política de progressivo desagravamento fiscal, tendo em vista o desenvolvimento económico municipal, da atividade das empresas e da qualidade de vida dos Celoricenses”.
Neste momento difícil, acrescenta o autarca “será também um contributo importante do Município para a economia familiar e também para as empresas, que viram os seus rendimentos diminuídos e enfrentam dificuldades em cumprir com os seus compromissos financeiros”, disse.