A “prova rainha” do ciclismo nacional arrancou neste domingo em Fafe e termina em Lisboa, a 5 de outubro. Na terça-feira passa em Amarante.
A segunda etapa com 167 km está agendada para esta terça-feira, 29 de setembro, e é “só” uma das mais emblemáticas da Volta. Com início em Paredes e passagem em Amarante e Penafiel, a etapa termina, no monte Farinha, junto à ermida de Nossa Senhora da Graça, em Mondim de Basto. A subida para a meta, de primeira categoria, é antecedida por duas montanhas de quarta categoria, Rebordosa (km 11,6) e Velão (km 110,7), e duas de primeira, serra do Marão (km 96) e Barreiro (km 131,7).
Na quarta-feira os ciclistas fazem-se à estrada para a longa etapa de 171,9 quilómetros entre Felgueiras e Viseu. Nesse dia os ciclistas podem ser vistos, por exemplo, nas estradas do Marco de Canaveses, Resende e Cinfães.
Nesta edição especial da Volta a Portugal em Bicicleta, o pelotão vai percorrer 1.183,9 quilómetros, distribuídos por um prólogo e oito etapas.
A Volta a Portugal de 2020 estava originalmente agendada para o período entre 29 de julho e 09 de agosto, mas foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus, assumindo a federação a realização desta edição especial.
João Rodrigues, da W52/FC Porto, foi o vencedor da última edição da prova, com um tempo de 40:57:04, deixando Joni Brandão, da EFAPEL, a 27 segundos (2.º) e Gustavo César Veloso, da W52/FC Porto, a 1m08s (3.º).