A empreitada de substituição da iluminação pública representa um investimento de 1 milhão e 213 mil euros e deverá ficar finalizada até ao final do ano.
O investimento resultou de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, que concede uma subvenção de 770 mil euros. Contudo, trata-se de uma subvenção reembolsável, que terá de ser amortizada pela Câmara Municipal de Baião no prazo de sete anos.
Para a realização do restante investimento a autarquia tem o apoio Banco Europeu de Investimento, “que atribuiu um empréstimo em condições mais favoráveis”, garante fonte do município.
O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, explica que, num equilíbrio entre a amortização respetiva e a poupança conseguida, será equacionada, futuramente, a possibilidade do alargamento da rede de iluminação pública, bem como o alargamento do período de funcionamento da mesma.
“Graças à poupança que vai ser possível alcançar pela diminuição do consumo de energia elétrica, é expectável que, ao longo de 7 anos, a redução de custos permita pagar uma boa parte da verba a reembolsar pela autarquia no âmbito da candidatura”, refere o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira.
O autarca afirmou também que “o valor economizado é significativo”, mas igualmente importante é a “poupança ambiental, já que estamos empenhados em tornar o concelho de Baião cada vez mais amigo do ambiente e eficiente do ponto de vista energético”.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Baião tem realizado um investimento gradual na área de eficiência energética: em 2014 implementou medidas para tornar os Pavilhões Desportivos e a Piscina Coberta mais sustentáveis.
A autarquia executou, também, uma primeira fase de instalação de luminárias LED, com a colocação de 626 lâmpadas.
Também a EDP tem vindo progressivamente a colocar luminárias LED no concelho sendo que a rede de iluminação pública de Baião totaliza cerca de 10 mil luminárias.