A autarquia baionense levou a cabo, “uma grande ação de limpeza” por vários pontos do concelho, recolhendo 6,2 toneladas de resíduos.
A Câmara alega que “foi mais além do que as suas responsabilidades” e fez a limpeza e recolha de lixo “em locais que não são da sua competência”, junto a Estradas Nacionais como a 108, a EN 321 (entre Loivos do Monte e o Gôve) e a EN 321-1.
A autarquia fez ainda a recolha de lixo na Estrada Municipal 582 (entre o Grilo e o Lameirão).
Ao todo foram recolhidos 2000 kg de resíduos de construção e demolição, 2000 kg de madeiras e aparas de árvores secas, 1500 kg de monstros domésticos (colchões, mobiliário, eletrodomésticos), 500 kg de outros resíduos (papel/ cartão, máscaras de proteção contra COVID-19, roupas, calçado, entre outros), 200 kg de plástico e de metal e 15 kg de vidro.
Os resíduos recolhidos foram separados e encaminhados para reciclagem.
Os trabalhos consistiram na limpeza das bermas de estradas, miradouros, valetas, fontenários e outros pontos de interesse.
O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Baião, Henrique Gaspar, referiu que “Sendo Baião o concelho com maior percentagem de áreas verdes no distrito do Porto, a autarquia quis, com esta ação, dar o exemplo sobre a necessidade de se depositar os resíduos em locais próprios para proteger o ambiente”.
“Se cada cidadão fizer a sua parte, podemos ter um concelho mais limpo e seguro para todos”, observou.