O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, reuniu com responsáveis dos três Agrupamentos de Escolas do concelho, para analisarem o arranque do ano letivo, no dia 8 de outubro.
Este encontro realiza-se no início de cada ano letivo, e permite afinar procedimentos e melhorar alguns aspetos relacionados com o funcionamento das escolas.
Foram tratados assuntos como a colocação e gestão do pessoal não docente; serviço de refeições, fruta e leite escolares; serviço de transporte escolar; atividades do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE do Tâmega e Sousa); atividades de enriquecimento curricular, requisição de material de escritório e de limpeza; entre outros assuntos.
Marcaram presença na reunião o presidente do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Carlos Alberto Carvalho, o presidente do Agrupamento de Escolas de Eiriz – Ancede, José Matos e o adjunto da direção do Agrupamento de Escolas de Sudeste, João Garcia.
Em representação da Câmara, para além de José Pinho Silva, participaram o coordenador do setor da Educação, Manuel Alvarenga, o chefe de divisão financeira, José Rangel e a coordenadora do setor Recursos Humanos, Odete Vaz.
Este ano, em virtude da pandemia COVID-19, a reunião revelou-se mais importante visto que as escolas enfrentam novos desafios nomeadamente na implementação de planos de contingência; na organização de horários e de espaços de funcionamento; entre outras vertentes.
José Pinho Silva informou que a candidatura ao Centro de Emprego para reforço das escolas com 12 assistentes operacionais estava concluído e que estes profissionais poderiam iniciar funções no dia 9 de outubro.
De relembrar que foram colocados, diretamente pelo Ministério da Educação, mais 4 Assistentes Operacionais nos agrupamentos de escolas, até ao final do corrente ano letivo.
José Pinho Silva informou ainda que foram realizadas ações de fiscalização por parte da GNR nos transportes escolares do concelho, não tendo sido reportadas anomalias por parte daquela força de segurança. Diariamente são transportados, em Baião, 1174 alunos em 71 circuitos de transporte; para além do serviço de carreiras de transporte público, há transporte realizado pela Câmara Municipal, por Juntas de Freguesia e por 5 táxis e 1 ambulância para os alunos da unidade de autismo.
De recordar que José Pinho Silva visitou os Agrupamentos de Escolas na companhia da Delegada de Saúde de Baião e do Coordenador da Proteção Civil Municipal, para preparação do arranque do ano letivo; foi ainda realizada outra visita, após o início do ano letivo, para disponibilizar um reforço de materiais de proteção individual e termómetros aos três agrupamentos de escolas.