Universidade Sénior de Amarante retoma aulas teóricas

A Universidade Sénior de Amarante (USA) inicia as aulas teóricas na próxima segunda-feira, a 12 de outubro, no auditório da Casa da Portela, sob as normas da Direção-Geral da Saúde.

Os lugares são marcados, com o devido distanciamento, e é obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos. Nesta fase serão lecionadas as disciplinas de Saúde, Amarante ao Longo dos Tempos, Apicultura, Filosofia Prática, Biologia, Igualdade de Género, Educação Integral e Bem-Estar, Direito e Cidadania.

“Reconhecemos que este arranque de ano letivo não é, certamente, o que todos desejávamos, mas é o possível de momento. Num futuro próximo, esperamos recuperar todas as atividades e convívios tão característicos da nossa Universidade Sénior”, sublinha Lucinda Fonseca, vereadora com o Pelouro do Desenvolvimento e Coesão Social.

No que diz respeito às aulas práticas, que implicam um maior contacto físico e a partilha de materiais, “as orientações são para que iniciem somente em janeiro”, de forma a ser avaliada a evolução da situação pandémica e definidos os espaços mais adequados para a sua realização, atendendo às muitas restrições ainda vigentes designadamente na utilização dos equipamentos desportivos.

Dadas as circunstâncias, foi deliberado em Reunião de Câmara que o pagamento da mensalidade está suspenso até que estejam disponíveis todas as valências da USA, nomeadamente as aulas práticas.

Recorde-se que o Município de Amarante suspendeu as atividades presenciais da Universidade Sénior de Amarante a 6 de março, em virtude da evolução da situação pandémica em Portugal e no Mundo. Para promover a continuidade do contacto entre alunos e professores foi criado um grupo privado no Facebook, denominado “USA_FicaEmCasa”, para a dinamização de aulas e atividades on-line. “Todavia e apesar de todos os esforços para chegar ao maior número de alunos, o facto de alguns não terem acesso a material informático e/ou Internet e não estarem familiarizados com a utilização de Redes Sociais foi um entrave ao convívio”, ressalva a vereadora. Deste modo, e atendendo a que a Universidade Sénior de Amarante é uma resposta social que aposta claramente na promoção do envelhecimento ativo, Lucinda Fonseca considera ser “necessário retomar paulatinamente as aulas presenciais, cumprindo as normas orientadoras da Rede das Universidades Seniores (RUTIS)”.

As orientações, definidas pela RUTIS em parceria com a Escola Superior de Saúde de Bragança e com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, recomendam o início das aulas teóricas em outubro e que as atividades práticas como a dança, o desporto e o teatro, iniciem só em janeiro. As aulas/turmas devem ter apenas 50 por cento de ocupação.

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Amarante no arranque de mais um ano letivo.

https://www.facebook.com/usamarante/videos/1954852871318885/

António Orlando

Next Post

Cercimarante com transporte de passageiros flexível para pessoas em cadeira de rodas

Sex Out 9 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.