Campanha de Vacinação contra raiva em Baião abrangeu 350 cães

Terminou a 9 de outubro a campanha de vacinação contra a raiva de cães, no concelho Baião, tendo sido abrangidos 350 cães. A campanha realizou-se em todas as freguesias do concelho nos meses de agosto, setembro e outubro. Além da vacinação, os donos dos animais puderam colocar o identificador eletrónico (chip) nos seus animais de estimação.

A campanha foi realizada pelo veterinário municipal de Baião, Paulo Teixeira, dando cumprimento a diretrizes da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

Este ano haverá ainda mais duas sessões de vacinação para quem não conseguiu aproveitar a primeira fase: estão marcadas para os dias 3 de novembro e 2 de dezembro, na Feira do Tijelinho, em Baião. 

“A vacinação contra a raiva tem uma grande importância para salvaguardar a saúde pública e a saúde e o bem-estar animal”, justifica o vereador com o pelouro do Ambiente, Henrique Gaspar.

O veterinário Paulo Teixeira lembra a importância de todos os donos de animais terem um comportamento responsável, ou seja, não abandonarem e tratarem bem os seus animais. “É importante sensibilizarmos as pessoas para a adoção responsável”, diz o responsável, lembrando que há animais disponíveis para adoção em Abrigos da Câmara Municipal de Baião.

Por cada animal adotado, a Câmara Municipal de Baião assegura os custos associados à identificação eletrónica, vacina antirrábica e castração.

De salientar que a vacinação antirrábica é obrigatória para todos os cães a partir dos três meses de idade e concede imunidade durante um período de três anos. 

Quanto à identificação eletrónica, a mesma é obrigatória desde 2008 e trata-se de um sistema bastante importante e útil que permite, em caso de perda, roubo ou abandono do animal, proceder à identificação do seu proprietário. 

Carlos Moura

Next Post

Vítor Pascoal nos pódios do Rali Vidreiro e Rampa da Serra da Estrela

Seg Out 12 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.