Amarante recupera e valoriza linhas de água do Marão

A câmara de Amarante mostrou nesta quinta-feira o resultado final do projeto de “Valorização das margens da Ribeira da Póvoa e seus afluentes principais – O Marão tem Sangue Azul”, na Serra do Marão.

O projeto contemplou a recuperação ecológica da Ribeira da Póvoa, uma das múltiplas linhas de água existentes na Serra do Marão, bem como, da sua envolvente abrangendo uma área de reconhecido valor paisagístico e natural.

[smartslider3 slider=”87″]

Os trabalhos iniciaram em final de novembro de 2019 e terminaram em julho de 2020.

Neste projeto “pioneiro” cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), criado para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020 – foram intervencionados 60 hectares de área florestal, beneficiados 18 quilómetros de linhas de água e melhorados cerca de 3 quilómetros de acessos. Foi ainda criado um trilho pedestre de 3,5 quilómetros – que liga o campo de futebol da Póvoa até à zona limítrofe com Baião – que percorre todo o espaço natural recuperado, de forma a reaproximar as pessoas à Natureza e devolver a serra à população.

Com o objetivo de proteger, valorizar e fazer uma gestão sustentável do sistema ribeirinho da Serra do Marão, “valoriza-se, assim, o espaço em termos ecológicos e paisagísticos, promove-se a biodiversidade e o aumento da resiliência dos ecossistemas às alterações climáticas, replantam-se espécies autóctones e criam-se abrigos, charcos e caixas ninho para aves e morcegos”, explica fonte autárquica.

No âmbito do plano de educação ambiental do município foram ainda desenhados guiões didáticos para as escolas e um caderno de atividades para as famílias tornarem a visita ao trilho da Ribeira da Póvoa “mais divertida e pedagógica”.

António Orlando

Next Post

Renovação e requalificação da iluminação pública em Amarante

Qui Out 15 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.