Costa descarta hipótese de cerca sanitária em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada

O primeiro-ministro, António Costa, reuniu de emergência na passada quarta-feira com autarcas de três concelhos da região Norte, em Paços de Ferreira, devido ao aumento exponencial de casos de Covid-19 naquele território.

António Costa descartou hipótese de ser criada uma cerca sanitária nos concelhos de Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada, mas avança que vão ser anunciadas medidas mais restritivas para aquele território, que serão concertadas entre os ministérios da Saúde e da Administração Interna.

No final, em declarações à comunicação social, Costa informou que “houve consenso entre todos” quanto às estratégias a adotar, que não passarão pela cerca sanitária ou pelo confinamento. “Agora, falarei com os meus colegas do Governo para que as medidas sejam formalizadas”, referiu. “Pelo que foi dito os focos de contágio estarão relacionados com o convívio social e temos que colocar um travão nisso”, referiu aos jornalistas.

Da reunião sai a certeza de que vai haver um reforço de testes à Covid-19 e de estudos epidemiológicos nestes três concelhos e também a criação de uma unidade de retaguarda ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). Já estava previsto uma por distrito, mas aqui, no Porto, em face desta realidade, será criada uma nova estrutura, disse um dos secretários de estado que acompanharam o Primeiro Ministro na visita relâmpago a Paços de Ferreira.

Os concelhos de Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada, em conjunto, desde o início da pandemia da Covid-19, registaram 4086 casos do novo coronavírus.

Nos últimos vinte dias os casos de Covid-19 em Paços de Ferreira triplicaram tendo em 20 de setembro 621 e nesta segunda-feira 1941.

Os residentes dos três concelhos têm como referência o Hospital de Penafiel, unidade do CHTS.

António Orlando

Next Post

Joaquim Teixeira 1929/2020

Qua Out 21 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.