Marco de Canaveses. Hospital Santa Isabel com sete infeções por covid-19

Duas enfermeiras e cinco utentes do Hospital Santa Isabel, no Marco de Canaveses, foram rastreados com infeções pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada ao tâmega.tv por Agostinho Marques Lopes, diretor clínico do hospital, propriedade da Santa Casa da Misericórdia local.

“Na terça feira tivemos conhecimento de uma enfermeira que havia testado positivo então, rapidamente, acionamos o plano de contingência e testamos todo o staff e todos os utentes”, explicou.

Do rastreio resultou teste positivo numa segunda enfermeira e em cinco utentes idosos que já estavam internados no hospital por outras patologias, no caso, três mulheres e dois homens. O mais velho tem 96 anos. “Estão todos assintomáticos e já se encontram isolados”, afirmou o responsável clínico. O isolamento, segundo Agostinho Marques Lopes, “foi fácil” de fazer porque estavam repartidos em apenas dois quartos. “Assim, bastou deslocá-los para o isolamento no topo de enfermaria não havendo necessidade de reajustar a ala”, explicou.

Nas outras unidades da Santa Casa da Misericórdia, Unidade de Cuidados Continuados e Lar, até há data não há registo de casos positivos. “Tivemos apenas um caso, no início da pandemia, no Lar. Na ocasião, o idoso foi isolado a tempo de propagar o contágio à restante comunidade do Lar e felizmente não houve mais nenhum caso de infeção pelo SARS-CoV-2”, acrescentou diretor clínico da Santa Casa da Misericórdia.

No concelho do Marco de Canaveses, na última semana houve 121 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, à luz dos dados revelados na passa segunda-feira pela Direção Geral de Saúde (DG). O acumulado de casos de covid-19 no concelho marcuense estava nos 351 casos.

António Orlando

Next Post

Amarante associa-se ao 75.º aniversário das Nações Unidas

Sex Out 23 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.