Já está na estrada o Rali Terras da Aboboreira, prova imune à pandemia

[smartslider3 slider=”100″]

O Rali Terras da Aboboreira 2020 “é para avançar”. A garantia foi dada em comunicado pela organização, dando eco às preocupações dos presidentes de Câmara de Amarante, Baião e Marco de Canaveses sobre as questões de saúde pública subjacentes ao evento.

Na reunião que juntou os autarcas e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), que ocorreu, na quinta-feira à tarde, o Presidente da FPAK – Ni Amorim, explicou o enquadramento legal para a realização destas provas, nomeadamente a premissa de em tempo útil a FPAK ter apresentado um plano à tutela que, entre outros, definia a obrigatoriedade de cada uma das provas a realizar ter um plano de contingência específico, baseado num plano tipo elaborado pela própria FPAK, e que mereceu a aprovação das autoridades de saúde. “Com base nestes pressupostos, a DGS catalogou o desporto automóvel como baixo risco”, explicou Ni Amorim.

Garantiu também o Presidente da FPAK que, a realização da prova” está autorizada pela tutela”, nomeadamente pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, e que esta “prova ocorrerá sob as mesmas medidas em que ocorreram as restantes provas realizadas nesta fase pandémica, estando o Rali Terras D’Aboboreira autorizado e registado no calendário sob autorização federativa emitida a 1 de Outubro de 2020”, disse.

Acrescentou ainda que, este fim-de-semana, serão de igual modo realizadas as restantes provas de campeonatos nacionais e internacionais que estavam calendarizadas.

“Este será um evento sem público”, e como tal, a Comissão Organizadora, “a FPAK e Presidentes de Câmara, reforçam o pedido de respeito pelas normas, e, contrariamente ao habitual, para esta edição, pedimos aos adeptos que não se desloquem às nossas serras, para que possamos no próximo ano ter novamente o Rali Terras D’Aboboreira no calendário”.

Esta manhã já se realizou o Shakedown, na zona de Vila Boa de Quires, com Ricardo Teodósio, em Skoda R5, a fazer o melhor tempo, seguido por Armindo Araújo, Adrien Fourmaux, Miguel Correia. Bruno Magalhães fechou o top 5 dos mais rápidos nesta etapa de “aquecimento” dos motores.

O rali vai para a estrada às 14h, com a partida do Largo da Feira, em Marco de Canaveses, para a 1.ª etapa, com destinado a PEC 1 – 14h40 (Aboboreira 16 km) e PEC 2 – 18h15 (Aboboreira 2 – 16 km). A chegada está prevista às 18h25 no Largo da Feira.

A partida da 2.ª etapa é feita amanhã, sábado, no Largo da Feira, às 08h45, para a PEC 3 – 10h00 (Amarante Natureza Criativa 23,67 km) e PEC 4 – 11h15 (Baião Vida Natural 10,52 km), com chegada às 12h05 ao Largo da Feira para reagrupamento.

Os pilotos voltam a partir do Largo da Feira às 12h35, para a PEC 5 – 14h05 (Amarante Natureza Criativa 2 – 23,67 km) e PEC 6 – 15h20 (Baião Vida Natural 2 – 10,52 km).

O final do rali está previsto para as 16h10, no Largo da Feira, seguindo-se a entrega de prémios, que se inicia 30 minutos após da chegada do primeiro carro.

António Orlando

Next Post

Recital online de poesia e música

Sex Out 30 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.