Marco de Canaveses acolhe dupla prova do Mundial de Enduro

[smartslider3 slider=”106″]

Novembro traz duas provas do Campeonato do Mundo de Enduro 2020 a Marco de Canaveses

O concelho do Marco de Canaveses deverá receber no espaço de uma semana as duas últimas provas do Campeonato do Mundo de Enduro 2020. A primeira acontece a 6, 7 e 8 de novembro. A segunda realiza-se na semana seguinte, nos dias 13, 14 e 15.

Esta dupla jornada conta com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal, do Motor Clube do Marco e do Município do Marco de Canaveses, que juntos estão a desenvolver todos os esforços necessários a uma realização que dignifique o desporto, o território e todos os envolvidos no evento. Até ao momento estão inscritos mais de 100 pilotos internacionais e cerca de 50 a nível nacional.

A poucos dias do tão aguardado arranque, as entidades mostram boas expectativas, mas assumem alguma apreensão devido ao cenário pandémico provocado pela COVID-19.

Tendo presente que Marco de Canaveses, assim como a região onde se insere, tem muitos adeptos deste desporto motorizado, multiplicam-se os apelos ao cumprimento das regras da Direção Geral da Saúde (DGS).

Pedro Mariano, presidente da Comissão de Enduro da Federação de Motociclismo de Portugal, destaca que Marco de Canaveses não é um território desconhecido e que “as características naturais desta região são excelentes para a prática desta modalidade”.

Não obstante, e ao mesmo tempo que mostra total confiança na capacidade organizadora das entidades locais, Pedro Mariano recorda o facto de o acolhimento de duas provas significar uma responsabilidade acrescida. “O segundo fim de-semana pode ter consequências se o primeiro não correr bem e é isto que as pessoas têm que consciencializar”, disse.

“Estamos a falar de uma região que tem uma afición muito grande por desportos motorizados. Nota-se perfeitamente a diferença quando se vai fazer uma corrida a sul, ou mesmo a centro-sul, e vimos para o norte. Agora, se querem que continuemos a vir aqui têm que nos ajudar também”, reforçou.

Segundo Daniel Pinto, presidente do Motor Clube do Marco, está tudo preparado com o máximo cuidado.  “Temos o acesso restrito aos locais das partidas e chegadas, para que não haja público, e vamos tentar que as pessoas não se juntem, que mantenham o distanciamento”, transmitiu, sem deixar de lembrar que as Especiais, de 5 km e 6 km, têm “muito espaço para quem quiser ver”, sem necessidade de ajuntamentos.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, destacou a importância do evento, não só para a promoção do desporto, mas também do próprio concelho. “É um evento de caráter mundial que vai levar o nome de Marco de Canaveses muito longe e, por isso, é um evento no qual a Câmara Municipal quis também apostar”, afirmou.

Marco de Canaveses recebe os melhores pilotos do mundo

É em Marco de Canaveses que se vão decidir os títulos mundiais e todos querem ganhar, facto que por si já é sinónimo de espetáculo garantido.

Em cada fim-de-semana ocorrem três provas especiais, com partida do Paddock instalado no Largo da Feira na cidade de Marco de Canaveses.

No primeiro fim-de-semana, os pilotos seguem para o Parque de Lazer de Tuías, onde irá decorrer a especial Enduro Test; depois rumam à freguesia de Bem Viver, local que irá acolher a especial Cross Test Paulo Gonçalves (em homenagem ao piloto falecido este ano); e terminam em Montedeiras, com a especial Extreme Test. Esta última é descrita pelo diretor de prova, Pedro Bianchi Prata, como “a mais espetacular, com um sítio muito bonito, ao ar livre e ponde as pessoas podem ver em segurança, se estiverem espalhados” pela extensão do percurso.

No fim-de-semana seguinte a orientação de prova é feita em sentido inverso. As três voltas correspondem a cerca de 6h45m de corrida por dia.

“Vamos ter aqui os melhores de cada país a representar o seu país e as suas equipas. Todos vão lutar e vai ser um espetáculo único”, salientou Pedro Bianchi Prata, reforçando que o panorama mundial, as contingências e os cuidados a ter são desafiantes.

No que diz respeito a medidas extraordinárias para evitar ajuntamento de público, destaque para o facto do Paddock ser vedado ao público, para a retirada das habituais noites de Super Especial do programa. Os acessos rodoviários às Especiais também vão estar fechados.

António Orlando

Next Post

Abertas candidaturas para Orçamento Participativo Jovem de 15 mil euros

Seg Nov 2 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.