A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses (SCMMC) foi distinguida com uma Menção Honrosa na 8ª edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto. O prémio instituído pelos laboratórios farmacêuticos MSD Portugal distingue o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou coletivas, que se tenham destacado no contexto da responsabilidade social.
No caso, a SCMMC viu reconhecido o seu projeto “Inovação e Sustentabilidade em Saúde Social no Envelhecimento (ISSSE): o Serviço Móvel de Saúde (SMS)”. Trata-se de “um projeto que tem integrado inovações ao longo destes anos para melhor cuidar da população idosa, dando-lhes mais qualidade de vida e proporcionando um envelhecimento saudável”, explica fonte da SCMMC.
“A música Portuguesa, à janela, a gostar dela própria” foi o grande vencedor da 8.ª Edição do Prémio com o valor pecuniário de 10 mil euros.
Além do projeto da SCMMC, o Júri decidiu atribuir mais três Menções Honrosas: “Dress a Girl – Missão 2020/2021”, da Associação Dress a Girl Around the World Portugal; “As crianças contam” da Associação Sociedade do Bem e “Reshape Ceramics” da APAC Portugal – Associação de Proteção e Apoio ao Condenado.
As menções honrosas foram contempladas com um prémio de mil euros cada.
Saber mais
A música Portuguesa a gostar dela própria:
A Associação “A música Portuguesa a gostar dela própria” tem como missão recolher, gravar e divulgar o património de tradição oral e memória coletiva existente no país;
O projeto surgiu, em contexto de pandemia, como forma de combater o isolamento e a solidão, principalmente, junto dos mais idosos;
A equipa da Associação vai ao encontro destas pessoas, filmando-as nas janelas ou nos quintais de sua casa para eternizar estas memórias;
Canções, romances, contos, práticas sagradas e profanas, música, dança e também gastronomia têm sido os principais conteúdos gravados.