Dezenas de profissionais do Hospital de Amarante infetados com a convid-19

Mais de 20 profissionais de saúde que trabalham no Hospital S. Gonçalo, unidade do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) em Amarante, estão infetados com o novo coronavírus. O contágio atingiu, sobretudo na ala de medicina interna, designadamente, enfermeiros e auxiliares. Há também um médico contagiado, mas como o clínico trabalha intervaladamente nos dois hospitais do CHTS, não há certezas onde possa ter sido infetado.

Há versões contraditórias para explicar a expansão da pandemia no interior do hospital. Há quem atribua propagação do vírus a alegados atrasos da criação de circuitos covid” e na formação sobre a utilização dos equipamentos de proteção. Há também que diga o contrário. “O que faltou na ocasião, foi material suficiente. Algo que já foi corrigido”, garantiram outros profissionais. Também é apontada a deficiência de ventilação dos vestiários dos profissionais de saúde. “É um espaço muito pequeno, fechado, sem ventilação. Com o vapor dos banhos o contágio é extremamente fácil”, admitiram ao tâmega.tv.

A situação terá ficado fora de controlo quando começaram a chegar doentes do Hospital Padre Américo, a unidade de Penafiel do CHST, à ala limpa do Hospital de Amarante. Entre os doentes supostamente negativos, começaram a surgir casos de covid-19, que ali tiveram de permanecer por falta de espaço na área dedicada aos doentes infetados por covid-19. “Sem o isolamento dos positivos, o número de infetados continuou a aumentar”.

Atualmente o Hospital de Amarante tem reservada a sua lotação a apenas a doentes covid-19.  Dez camas estão por utilizar por falta de pessoal, apurou o tamega.tv.

Os doentes não covid de Amarante têm sido transferidos para outras unidades hospitalares, Fernando Pessoa, em Gondomar, Hospital Militar, no Porto e Boa Nova na Trofa e Santa Maria, em Lisboa.

Contactada a Administração do CHTS não se pronunciou sobre o assunto.

António Orlando

Next Post

Jogo do Marco09 em Gandra adiado por causa da covid

Sáb Nov 7 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.