O concerto da Orquestra do Norte este sábado, às 21 horas, vai ser transmitido em exclusivo on-line na página de Facebook do Município, via streaming, a partir da Igreja de S. Pedro. Dada a situação de pandemia que vivemos, “esta foi a solução encontrada para fazer chegar o concerto ao maior número de pessoas”, explica fonte do município.
Dirigida pelo maestro Francisco Ferreira, a Orquestra do Norte vai apresentar o programa “Noturnos para Sopros” e do reportório fazem parte: “Marcha em Dó Maior WoO 20”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827); “Notturno Op. 24”, de Felix Mendelssohn (1809-1847); ”Notturno Op. 34”, de Ludwig Spohr (1784-1859); “I. Marcia – Moderato”, “II. Menuetto – Allegro – Trio”; “III. Andante con variazione”, “IV. Polacca”, “V. Adagio”; e “VI. Finale: Vivace”.
Recorde-se que o maestro Francisco Ferreira tem um percurso artístico que o tem vindo a destacar com uma carreira multidisciplinar. É diplomado em Saxofone pelos Conservatórios de Música do Porto e de Limoges (França) e Escola Superior de Música de Lisboa com as mais altas classificações.
Como maestro, dirigiu imensas formações de sopro e percussão, nacional e internacionalmente. Venceu o 1.º prémio do II Concurso Internacional de La Sénia (Espanha) e o World Music Contest em Kerkrade (Holanda) na categoria superior, na qualidade de maestro titular e diretor artístico da Banda Sinfónica Portuguesa, cargos que ocupa desde a sua fundação. É ainda Diretor Pedagógico da Academia de Música de Costa Cabral, no Porto.
A representar a Orquestra do Norte vão estar: Kayoko Minamino e Paula Soares (flautas), Miguel Ferreira e Beatriz Barros (oboés), Cátia Rocha e Nuno Sousa (clarinetes), Joaquim Teixeira e Adam Odoj (fagotes), Mário Reis e Rebecca Holsinger (trompas), Carlos Ribeiro, Flávio Silva e Nélson Ferreira (trompetes), José Pereira e Jorge Freitas (trombones), Juan Guevara (contrabaixo) e Vítor Brandão (percussão).
Reforçamos que o concerto se vai realizar sem público. Todos os interessados podem assistir on-line à atuação da Orquestra do Norte.