[smartslider3 slider=”110″]
Longe dos principais holofotes dos media, um treinador de Amarante tem vindo a acumular bons resultados no Brasil. À frente do Salgueiro AC, equipa da cidade do mesmo nome, no interior do estado de Pernambuco (Nordeste brasileiro), Daniel Neri Marinho, 41 anos, praticamente garantiu já a qualificação para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, quando ainda faltam três jornadas.
Vice-líder do Grupo A3 do nacional, a equipa vem embalada pela conquista de um título inédito: pela primeira vez em 105 anos, um clube fora da capital (Salgueiro fica no do Sertão pernambucano, a 513 quilômetros da capital Recife), conseguiu ser campeã e quebrar a hegemonia das principais equipas da região.
Foi a primeira vez que um treinador europeu conquistou o campeonato de Pernambuco, estado tradicional do futebol brasileiro que atualmente tem uma equipa na Série A (o Sport Recife), além dos não menos tradicionais Náutico e Santa Cruz – este último.
Em declarações ao diário desportivo O Jogo, Daniel Neri, o técnico amarantino apesar do êxito em terras de Vera Cruz, afirmou que sonha em voltar um dia a Portugal para trabalhar numa grande equipa. “Eu quero muito voltar, é um objetivo que tenho. Estou a trabalhar aqui, conquistei meu primeiro título profissional e vou lutar para subir mais, conseguir espaço em outras equipas das séries A ou B e tentar ligar-me ao futebol europeu, não só de Portugal. É a visão que tenho da minha carreira, sem pressa. Estou a trabalhar aqui e a pensar aqui. O que estou fazendo hoje é o que vai construir o meu futuro e apontar o que temos a projetar na carreira”, disse.
Em Portugal, o treinador teve apenas experiências na formação do Progresso e do Dragon Force, ligado ao FC Porto. “Trabalhei por seis anos em cada um deles. O primeiro era uma equipa simples. No Dragon, eu fui treinador, coordenador e também estive na comissão de scouting observando jogadores internacionais, principalmente os brasileiros”, disse.
Daniel Neri chegou no Brasil em 2013.