Shoppings e hipermercados, aos fins de semana, só podem estar abertos das 8h às 13h

Oito meses depois da chegada da pandemia a Portugal, António Costa declara que o país está numa situação pior do que aquela que estava na primeira vaga de covid-19. À saída da reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, que durou mais de oito horas, o primeiro-ministro admitiu que a renovação do estado de emergência deverá avançar, tendo em conta os números da pandemia da covid-19 em Portugal. “É impossível não pensar num novo estado de emergência”, disse.

Nos fins de semana, o encerramento do comércio e restauração ocorre às 13 horas e a abertura dos estabelecimentos só pode ocorrer a partir das 8 horas. Os restaurantes só podem funcionar a partir das 13 horas para entrega ao domicílio. Os shoppings e hipermercados vão estar fechados.

Fora da obrigatoriedade de fechar a partir das 13 horas e de abrir a apenas a partir das 8 horas estão as farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados e as bombas de gasolina.

Entretanto, o Grupo Jerónimo Martins que fazia intenção de abrir os hipermercados Pingo Doce às 6.30 horas de sábado e de domingo e fechar somente às 22 horas, acabou por recuar face à contestação de que levantou nas redes sociais. “Face às múltiplas interpretações, também de implicação política, que têm vindo a ser feitas e veiculadas ao longo das últimas horas e ao nível da discussão pública gerada, o Pingo Doce informa que os horários habituais das suas lojas se manterão inalterados”, podia ler-se no num comunicado emitido pelo Grupo Jerónimo Martins, antes de o Governo ter decretado o horário de funcionamento dos hipers das 8h às 13h.

Apoio à restauração

O Governo vai apoiar os restaurantes com 20% da perda da receita nos próximos dois fins de semana.

António Costa afirmou que o comércio tradicional não vai ter apoios extraordinários, ao contrário da restauração. Costa diz que as compras podem ser feitas antes das 13 horas. No caso dos restaurantes, a atividade fica comprometida, e por isso, se justificam os novos apoios. O apoio extraordinário à restauração é cumulativo com apoios concedidos a nível municipal. O primeiro-ministro espera que com as outras medidas de apoio, já em vigor como lay-off simplificado, que o setor consiga fazer face às perdas de lucros das próximas semanas. Os shoppings e hipermercados vão estar fechados.

Lista alargada

O governo atualizou a lista de concelhos que vão estar com regras mais apertadas para conter a evolução da pandemia de covid-19.

Há agora 191 concelhos na lista dos que vão contar com medidas mais restritivas e sete que deixam a lista. O distrito do Porto continua na lista a vermelho.

Não está prevista limitação entre circulação entre concelhos. A limitação será apenas de horários com o recolher obrigatório, acrescentou António Costa.

António Orlando

Next Post

Centro de Dia de Carvalhosa encerra por causa da covid-19

Sex Nov 13 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.