Dois utentes e um funcionário do Centro Social e Paroquial de Carvalhosa, em Marco de Canaveses, testaram positivo à covid-19. Em resultado a instituição encerrou hoje as portas até ao dia 20 de novembro, data em que será feita uma reavaliação sobre as condições para a reabertura do espaço que acolhe algumas dezenas de utentes da região.
A instituição garante que procurou “os meios possíveis” para se “livrar deste flagelo que é uma luta global/mundial. Mas tocou-nos também, sofremos com isso. Assim decidimos suspender a frequência de centro de dia, pelo menos até dia 20 do corrente mês”, explica o diretor José Carlos Coelho.
Em comunicado o responsável diz que a instituição está a fazer “o levantamento das maiores necessidades de cada utente, nomeadamente onde a retaguarda é diminuta” para que dentro do possível possa ser prestada ajuda aos idosos mais desprotegidos.
Os três casos de infeção por covid-19 hoje detetados são os primeiros ocorridos neste centro de Dia conhecido pelo seu dinamismo com os idosos, nomeadamente, nas redes sociais.
Uma das últimas “brincadeiras” foi a realização de um vídeo ( https://www.facebook.com/watch/?v=393951235091063) com dois utentes, Augusta Babo, de 80 anos, e Francelino Santos, de 60, a vestirem a pele das personagens do anúncio da Ferrero Rocher em resposta ao desafio da conhecida marca de chocolates para encontra novos protagonistas para representar o “Ambrósio” e a “Senhora”.