Há 133 anos nascia, em Manhufe, Amadeo de Souza- Cardoso

[smartslider3 slider=”114″]

Considerado o pintor mais representativo do modernismo português do princípio do século XX, Amadeo de Souza-Cardoso nasceu em 14 de novembro de 1887, há 133 anos, em Manhufe, Amarante.

Pertencente à primeira geração de pintores modernistas portugueses, destaca-se entre todos eles pela qualidade excecional da sua obra e pelo diálogo que estabeleceu com as vanguardas históricas do início do século XX.

Aos 18 anos foi estudar Arquitetura para Lisboa, seguindo em 1906 para Paris. Entre a capital francesa e Manhufe, desenvolveu a mais séria possibilidade de arte moderna em Portugal num diálogo internacional com os artistas do seu tempo. A sua pintura articula-se de modo aberto com movimentos como o cubismo, o futurismo ou o expressionismo, atingindo um nível em tudo equiparável à produção de topo da arte internacional sua contemporânea.

Regressa a Portugal em 1914, aquando do início da Primeira Guerra Mundial. Os últimos trabalhos de Amadeo de Souza-Cardoso datam de 1917 e são apontados como a mais consistente e poderosos da sua afirmação como artista.

Com apenas 30 anos, falece em Espinho, a 25 de outubro de 1918, vítima de febre pneumónica.

António Orlando

Next Post

Opinião com rosto e em vídeo no tâmega.tv

Dom Nov 15 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.