[smartslider3 slider=”117″]
A câmara do Marco de Canaveses deu luz verde a um conjunto de empreitadas de construção de passeios pedonais aos longo de algumas das artérias mais movimentadas do concelho.
As empreitadas representam um investimento municipal de 635 mil euros, embora a câmara tenha candidatado as obras ao Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS). “No caso de a candidatura ser bem-sucedida, as obras serão cofinanciadas pelo Norte 2020 em 85%”, explica fonte municipal.
O prazo para execução destes trabalhos é de 4 meses.
As obras vão-se desenvolver na rua da Cegonheira, em Constance, desde o quartel dos Bombeiros até à Estação da Livração; na Av. Futebol Clube do Porto (N211), na freguesia do Marco, da zona industrial de Tuias até à Travessa da Fonte Nova, muito próximo da Estação Arqueológica do Freixo; e na Av. Jorge Nuno Pinto de Costa (N210), desde a reta de Tuías até Avessadas (ponte de Vilar), junto ao cruzamento com a estrada de ligação ao Santuário da Nossa Senhora do Castelinho.
“Com estas intervenções vamos melhorar as condições de segurança em três vias de acesso a locais muito procurados pelos munícipes e de grande volume de circulação automóvel”, refere Mário Bruno Magalhães, vereador com o pelouro das obras públicas na câmara do Marco de Canaveses.
A construção dos passeios, segundo o responsável dá continuidade à “estratégia integrada” do município de melhoria das condições da via pública e da mobilidade da população residente nesses locais. “Diminuímos ainda o risco para os milhares de peregrinos que todos os anos se deslocam ao Santuário do Castelinho, que era algo que nos preocupava especialmente”, acrescenta o vereador.