Baião aprovou apoios sociais a mais 12 agregados familiares

Os apoios aprovados por unanimidade, na reunião da câmara de Baião, representam um valor de cerca de 7.500 euros e abrangem áreas como a comparticipação do pagamento de renda de casa, a comparticipação da aquisição de óculos, despesas em saúde oral e ainda, outros domínios devidamente identificados e enquadrados neste Programa de Apoio.

O Fundo Social de Baião é uma resposta social da Câmara Municipal de Baião que visa prestar apoio pontual e transitório a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de contribuir, quer para a melhoria das suas condições e qualidade de vida, quer para a promoção do desenvolvimento e da coesão social no concelho.

Podem solicitar estes apoios os agregados familiares que detenham rendimentos iguais ou inferiores a 70% do valor do Indexante de Apoios Sociais e uma capitação diária igual ou inferior a cinco euros.

Em junho já tinham sido entregues 25 mil euros a diversas famílias em dificuldades e voltou a fazê-lo em setembro com mais 17 mil euros. Desde que foi criado, em 2015, o FSB apoiou 150 agregados familiares representando um apoio superior a 237,500 euros.

O vice-presidente da autarquia, e responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, José Pinho Silva, apela a “quem está em situação de dificuldade comprovada para se dirigir ao Gabinete de Apoio à Família para instruir o seu processo de ajuda. Sem complexos, sem vergonha. Ninguém está livre de precisar de apoio”, observa.

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, admite que “a pandemia veio complicar ainda mais a vida a quem já se encontrava em dificuldades” e, por isso mesmo, não teve “qualquer dúvida desde o primeiro momento em aumentar o orçamento atribuído ao Fundo Social de Baião para que as famílias sintam que não estão sozinhas. Temos estado a ajudar e assim vamos continuar”, garante.

O Gabinete de Apoio à Família possui ainda outras valências de apoio como a Linha Amiga, o Via Verde Família ou o Centro de Recursos de apoio.

Os cidadãos podem obter mais informação sobre os apoios sociais da autarquia através do Gabinete de Apoio à Família que se localiza na Rua Comandante Agatão Lança, nº 59, junto ao Posto da GNR, em Baião, e que se encontra aberto de Segunda a Sexta-feira das 9:00 – 13:00 / e das 14:00 – 17:00. O atendimento presencial para instrução de processos faz-se às quartas-feiras e o Gabinete pode, ainda, ser contactado pelos telefones 255 541 390 / 912 032 722 ou através do e-mail social@cm-baiao.pt .

Carlos Moura

Next Post

Pulseira eletrónica por violência doméstica

Sex Nov 27 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]
Instagram did not return a 200.

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.