Um surto de covid-19 infetou já 27 utentes e cinco profissionais do Lar da Misericórdia de Baião, na Vila de Santa Marinha do Zêzere. Entre estes utentes, quatro já necessitaram de intervenção médica, “mas encontram-se clinicamente estáveis”, segundo a proteção civil de Baião. Um utente que testou negativo foi alojado pela Santa Casa da Misericórdia em instalações da câmara municipal.
A autarquia assume que a situação é complexa e deverá ser encarada com muita precaução”, atendendo que “esta população possui patologias associadas”.
A Delegada de Saúde de Baião, Gabriela Saldanha, refere que continuará a realizar “um acompanhamento próximo da situação”, e irá manter um diálogo com todas as instituições, “de forma a serem implementadas todas as medidas que se verifique serem necessárias para proteger a saúde dos utentes e funcionários”.
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Baião, José Carvalho, refere que este é um momento de “grande delicadeza” e que “tudo será feito” para salvaguardar a saúde dos utentes do lar. “Todas as famílias foram informadas”, garante.
O autarca e responsável máximo da Proteção Civil Municipal, Paulo Pereira, refere “que não serão regateados esforços no sentido de proporcionar todas as respostas que forem solicitadas e necessárias”.
Em Baião o número total de óbitos associados ao novo coronavírus já tirou a vida a 11 pessoas. Este concelho com 18.748 habitantes, no rácio por 100 mil habitantes, teve 811 novas infeções nos últimos 14 dias.