Prémio Ilídio Sardoeira entregue a Soni Esteves

Soni Esteves recebeu esta tarde o Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira, numa cerimónia simbólica que teve lugar na sede da Junta da União de Freguesias de Amarante.  

Soni Esteves, nome literário de Maria da Conceição Esteves Silva, de 62 anos, uma professora de Português, natural de Braga, concorreu ao prémio promovido pela União de Freguesias com o conto “A Casa da Avó”. A escolha do júri presidido pelo escritor António Mota, de acordo com um comunicado da organização, foi unânime.

“Ser distinguida com este prémio é, para mim, uma dupla festa. A primeira já a vivi enquanto escrevia um conto que reflete um pouco do meu sentir sobre Amarante, a segunda vivi-a no momento em que me foi anunciada a distinção”, diz Soni Esteves.

O Prémio Ilídio Sardoeira é dividido em dois escalões A (dirigido a escritores maiores de 18 anos) e B (destinado a autores com idade entre os 15 e os 18 anos, a frequentarem o ensino secundário em Amarante), mas, este ano, não foi atribuído nesta última modalidade, tendo o júri presidido pelo escritor António Mota,  considerado que os originais a concurso registavam “fragilidades de discurso” e “inadequação ao potencial recetor infantojuvenil”.

Joaquim Pinheiro, presidente da Junta da União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo, Cepelos, Madalena e Gatão) reafirma a aposta do prémio na promoção de obras de jovens autores de Amarante, desafiando, por isso, os estabelecimentos de ensino do concelho a terem também como seu este objetivo.

Carlos Moura

Next Post

Baião cria Balcão da Inclusão

Qui Dez 3 , 2020
Share on Facebook Tweet it Pin […]

Veja também

Sobre Nós

Tamega.TV

O Tâmega.tv é uma publicação online diária de informação geral que pretende dar, através dos meios de difusão multimédia, uma ampla cobertura dos mais relevantes e significativos acontecimentos da região do Baixo Tâmega, em todos os domínios de interesse, sem descurar o panorama regional e nacional, assegurando a todos o direito à informação.