[smartslider3 slider=”126″]
Na data em que se assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, esta quinta-feira, 3 de dezembro, entrou em funcionamento o Balcão da Inclusão da Câmara Municipal de Baião.
Este novo serviço presta atendimento a pessoas com deficiência ou incapacidade.
O balcão funciona no edifício dos Paços do Concelho e resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Baião e o Instituto Nacional para a Reabilitação, com o objetivo de auxiliar nas informações sobre direitos, benefícios e recursos existentes na área da deficiência e reabilitação, como exemplo subsídios e apoios, emprego e apoio para entidades empregadoras, educação, formação profissional, entre outros.
José Pinho Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Baião e responsável pelo Pelouro dos Assuntos Sociais, explica que “os cidadãos com deficiência ou incapacidade contam agora com uma ajuda mais direta. E neste dia, em que se celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, é ainda mais importante lembrar os esforços que têm sido feitos no auxílio às pessoas com necessidades especiais”.
A Câmara Municipal garante que tem desenvolvido diversas melhorias no edifício dos Paços do Concelho para melhorar as condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Desta forma, a rampa de acesso ao edifício foi alargada e nivelada com o patamar de entrada. Foi também instalada uma porta de abertura automática.
“O Balcão de Inclusão e as obras que temos vindo a realizar surgem da preocupação da autarquia em tornar Baião um município mais inclusivo para as pessoas com deficiência e, desta forma, integrá-las na sociedade”, conclui José Pinho Silva.
O Balcão da Inclusão presta atendimento a pessoas com deficiência ou incapacidade e funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00. Pode ser contactado também através do contacto telefónico geral da autarquia (255 540 500) e através do correio eletrónico: balcao.inclusao@cm-baiao.pt .